Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2014
Editorial 2014
O lançamento dessa edição especial da Revista do CFCH publicando os trabalhos selecionados na XXXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística, Cultural e Tecnológica (XXXVI JICTAC) sinaliza a importância da produção discente no âmbito das pesquisas desenvolvidas pelas unidades acadêmicas e órgãos suplementares no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no ano de 2014.
A comunicação de trabalhos, seja na modalidade pôster ou oral, na XXXVI JICTAC pelos alunos de graduação sintetiza um momento valoroso da formação profissional oportunizado pela participação em pesquisa, sob orientação de docentes e alunos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Essa experiência rica de aprendizado, para muitos alunos, além de um momento de troca de experiências, é a primeira oportunidade de demonstrar capacidade de elaboração de texto, dando visibilidade à produção vinculada aos estudos durante o ensino de graduação articulado à atividade de pesquisa.
Para tal, merece destaque o necessário e fundamental apoio à política de Iniciação Científica na universidade pública por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através da concessão de bolsas que permitam o enraizamento dos alunos de graduação a projetos acadêmicos, garantindo uma inserção integral à vida acadêmica.
Nesse sentido, a qualidade dos trabalhos indica a maturidade na inserção dos alunos na interação com grupos de pesquisas consolidados nas diferentes unidades do CFCH.
A despeito das condições muitas vezes adversas pelas quais vem passando a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o esforço, a capacidade de mobilização e o compromisso dos docentes, técnicos-administrativos e discentes com uma formação de qualidade, vêm permitindo a realização tanto da XXXVI JICTAC quanto dessa publicação.
A Decania do CFCH e a Coordenação da XXXVI JICTAC no Centro realizaram a Jornada num desenho que dinamizou e potencializou o debate dos estudantes sobre seus trabalho: a organização de 82 sessões em uma única fase distribuída nos três turnos da Semana de Integração Acadêmica. Para os indicados como melhor trabalho de cada sessão, abre-se a possibilidade da publicação do resumo expandido a partir dos procedimentos adotados nas revistas acadêmicas. A XXXVI JICTAC foi precedida de debates no âmbito da coordenação ampliada, com representantes de todas as unidades e órgãos suplementares e o Conselho de Coordenação de Cento, levando em consideração também o número de trabalhos inscritos.
Mais que um prêmio para os trabalhos que se destacaram, essa iniciativa de publicação dos resumos apresentados na XXXVI JICTAC, busca exercitar uma outra atividade na construção de conhecimento, fortalecendo as especificidades da pesquisa no nível de graduação na área das Ciências Humanas e Sociais.
Profª Lilia Guimarães Pougy
Decana
Profª Ludmila Fontenele Cavalcanti
Superintendente Acadêmica
Decania do Centro de Filosofia e Ciência Humanas
EDITORIAL
A Jornada de Iniciação Científica, Artística, Cultural e Tecnológica consiste no maior evento acadêmico existente na UFRJ que envolve estudantes de graduação na qualidade de autores e apresentadores dos trabalhos inscritos e aceitos, docentes, técnico-administrativos e pesquisadores como orientadores das pesquisas apresentadas. Na sua trigésima sexta edição, a Jornada - ou JICTAC como chamada atualmente - confirma-se como importante oportunidade de diálogo entre as diversas pesquisas, afirmando o pluralismo e o fraterno debate de ideias, o que deve ser cultivado e estimulado por toda a comunidade acadêmica.
Em 2014, a XXXVI JICTAC envolveu a apresentação de 453 trabalhos em 82 sessões temáticas, que versaram sobre diversos campos do saber da grande Área das Humanidades, desde as artes, passando pelas mídias e comunicação, subjetividade, políticas públicas, direitos humanos, educação, até as especificidades que incidem sobre as diversas profissões do campo das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.
Desde 2013, nosso Centro tem optado em organizar uma Jornada baseada no diálogo entre as pesquisas, sem estimular a competição entre elas e seus autores. Por isso, nossa Jornada se realizou em apenas uma etapa, marcada pela existência de sessões que privilegiaram o debate e a contribuição mútua, objetivando a troca e o conhecimento. A iniciativa de publicar na Revista do CFCH os trabalhos indicados em cada uma das sessões é uma prova de que a divulgação das pesquisas deve se configurar como o principal resultado da Jornada.
Deste modo, é com muita satisfação que apresentamos esta edição da Revista do CFCH com o produto de todo esse importante trabalho que é a Jornada de Iniciação Científica, Artística, Cultural e Tecnológica, e que envolvendo uma multiplicidade de atores, demonstra a vitalidade da pesquisa e da produção do conhecimento em nossa universidade, mesmo que em uma conjuntura tão recessiva, marcada pelos fortes cortes financeiros e pela grave crise da educação superior brasileira.
Profª Fátima Grave Ortiz
Coordenadora da JICTAC CFCH 2014
A leitura do texto visual na literatura infantil
Amanda Lamego
Juliana D’Elia Úrsula Menezes
Discursos sobre a Somália: limites da retórica humanitária
Luiz Eduardo Andrade de Souza
A vida de São Pelágio na Legenda Áurea
André Rocha de Oliveira
Repertórios e estratégias de pretos e pardos sobre a estética negra
Jéssica de Oliveira Nonato Alves
A relação teoria e prática nas reformas curriculares a partir da década de 2000: uma investigação sobre a formação de professores nas Ciências Biológicas
Priscila Feitosa
Liliane Ramos da Fonseca
Fernanda Etter
Serviço Social Previdenciário: inserção profissional e significado instrumental
Deborah Marques de Moraes
Julia de Jesus de Oliveira
Tatiane de Menezes Bezerra
A influência do mercado na regulação dos planos privados de saúde
Natália Borges Ferreira
Considerações acerca do dispositivo clínico analítico
Andréa Christina Nowak da Rocha
Eduarda Costa Lima da Silva
O lugar da família no processo socioeducativo
Gabriela Pires da Silva
Marina Leorne Cruz Mesquita
A iconografia renascentista nos tempos de Lutero
Pedro Beja Aguiar
Projeto Fundão Biologia-UFRJ: preservação do acervo histórico e produção de “novos” materiais didáticos
Valmíria Moura Leoncio de Albuquerque
Mariana Leaubon Souza
Valquíria Moura Leoncio de Albuquerque
As enchentes urbanas e as relações Estado-População no Rio de Janeiro do Governo Henrique Dodsworth (1937-1945)
Beatriz Simões Ricardo
Vítor Lemos de Santana
Currículo de Ciências: o corpo humano nos livros didáticos
Carine Valiente
Compreendendo a dinamização do currículo de Ciências na escola
Flaviana Alves de Oliveira
Gabriela Fernandes Pinto
Ana Cristina Dantas Vargas
O cuidado na velhice nas pesquisas socioantropológicas no Brasil
Fernanda Pereira da Silva
Larissa Brito Souto Maior
Sistematização das contas testamentárias e a representação da morte no Rio de Janeiro do século XVIII
Camilla Outeiro dos Santos
A verdade como política de Estado: experiências da Comissão Municipal da Verdade de Volta Redonda
Rafael Pitanga Massena
Clínica da Cooperação: um movimento coletivo em busca da transformação do trabalho
Vanessa Ribeiro de Oliveira
O argumento da causalidade como um novo caminho (Ἀτραπός) de investigação na Filosofia de Platão
Camila de Oliveira Rauber
“Aqua et Vinum”: uma proposta pedagógica para o acervo de Antiguidade Clássica do Museu Nacional do Rio de Janeiro
Beatriz Moreira da Costa
Natália Tavares Seixas
Os índices e o ensino na graduação: accountability acadêmica e seus impactos na sala de aula
Joanna Ribeiro Cassiano
Os vilancicos: sua história e sua apropriação no período moderno
Laís Morgado Marcoje
A mediação do professor generalista no tocante à música: orientações e subsídios oficiais
Marianna Augusta de Luna Freire Duarte Ferreira
Modelos de Planejamento e Escola: o processo de construção do termo “projeto político-pedagógico” na bibliografia acadêmica de 1980 a 2013
Breno Astur Aboulafia
Carina Guimarães das Neves
Diana Hoeltgebaum Zava
Luciana Simas Rodrigues
Luís Carlos Silva da Cunha
A linguagem da pichação: uma análise etnográfica da produção de grafismos na cidade
Vinícius Moraes de Azevedo
Peles e paredes: uma análise acerca dos corpos e espaços ocupados por adolescentes em privação de liberdade e seus modos de resistência
Caio Nogueira Guimarães
Matheus Antoniêto Moraes
Paradoxos da relação entre trabalho e gestão na contemporaneidade e suas formas de sofrimento nos trabalhadores do Setor de Telemarketing
Anelise Leston
Daniel Werneck
Estella Guedes
Fabiana Valério
Gabriela Carvalho
Maycon Correia Pinto
Melina Alvarez
Patricia Josiocha
Rodrigo Luz de Araújo
Sobre lutas e memórias: a luta pela terra na Baixada Fluminense nas memórias de José Pureza e Bráulio Rodrigues (1950-1964)
Felipe de Melo Alvarenga
Henrique de Bem Lignani
Libertações em massa e discussões políticas a respeito do “elemento servil”: caso da colônia do Cantagalo, Paraíba do Sul (1882-1888)
Ana Elisa S. Arêdes
Imagens devocionais: uma mediação entre o fiel e o sagrado (séculos XIV e XV)
Patrícia Marques de Souza
A formação política do pedagogo: possíveis contribuições da participação dos estudantes no Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Diana Hoeltgebaum Zava
O fim da História é sem fala
Larissa Antonieto Armstrong La Banca
A tentativa de se inventar uma tradição de modernidade: sobre as projeções de governo relacionadas à escolarização do social na cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920
Manoela do Nascimento Morgado
Utilitarismo, arte e civilização mecânica em Os Demônios
Eduardo Eudes Prazeres Lopes Junior
Ulysses Pinheiro
Laços coletivos no contexto escolar contemporâneo: desafios e possibilidades em tempos de individualização
Isa Kaplan Vieira
Joyce Moreira Diniz
Laiz Prestes Carneiro
Karima Oliva Bello
Lis Albuquerque Melo
Lucia Rabello de Castro
Sabrina Dal Ongaro Savegnago
Sustentabilidade, uma via possível em Políticas Corporativas?
Graciella Faico Ferreira