Submissão e Normas de Publicação

SUBMISSÃO


Os textos de artigos e as resenhas devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


1. Artigos
Os artigos, inéditos, devem ser enviados à revista sob uma das seguintes formas:
1.1. Artigos para o dossiê temático, cujo tópico será informado na chamada para a edição atual do periódico;
1.2. Artigos sob tema livre que sejam de temática associada à área das Ciências Humanas e Sociais.
Obs: Os textos serão submetidos aos conselhos ou a avaliadores ad hoc da revista, podendo, do autor, serem requeridas correções, que devem ser realizadas de acordo com o prazo estipulado no calendário do periódico.


2. Resenhas
Textos, inéditos, com resenhas de livros publicados até os dois últimos anos que sejam de temática associada à área das Ciências Humanas e Sociais.

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

1. Apreciação pelo Conselho Editorial
Os trabalhos inéditos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial (CE), que poderá fazer uso de consultores ad hoc, a critério. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos.
Em caso de aceite de trabalhos que necessitem de modificações pontuais, o CE entrará em contato com o autor, devendo o trabalho ser reformulado no prazo máximo de 20 dias.

 

2. Direitos autorais
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista, que terá exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores.

 

3. Apresentação dos originais
O autor deverá enviar o trabalho em arquivo digital, em fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinha 1,5, para os editores da Revista do CFCH, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Artigos: textos com dimensão variável entre 10 e 20 páginas (21 a 35 mil caracteres com espaço), contendo análise, reflexão e conclusão sobre temas acadêmicos. Títulos e subtítulos curtos. Notas de rodapé, apenas as indispensáveis, observando a extensão máxima de 3 (três) linhas. Não serão aceitos anexos e glossários. Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção e enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução (300 DPIs – em extensão TIF), em cores (se for o caso) e com largura mínima de 15 cm (altura proporcional).
Resenhas: textos com dimensão variável entre 3 e 5 páginas (4.200 a 7.000 mil caracteres com espaço), contendo o registro e a crítica de livros, teses e dissertações etc. publicados recentemente.
Todos os originais devem ser encaminhados já revisados e dentro das normas de publicação. No arquivo digital, deverão constar os itens a seguir, respeitando-se a seguinte ordem:
• Títulos em português, espanhol e inglês, nome do autor acompanhado dos créditos acadêmicos e profissionais (máximo 5 linhas).
• Resumo em português e em inglês, com no máximo 900 caracteres com espaço. Palavras-chave em português, espanhol e em inglês (no mínimo três e no máximo cinco palavras, separadas por ponto e vírgula). As versões em espanhol e em inglês deverão ser equivalentes ao texto em português.
• Texto, observando as normas de referências para trabalhos acadêmicos apresentadas a seguir.

 

4. Citações
4.1. A referência a autores deverá ser feita no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra.
Ex.: (ADORNO, 1982)

4.2. No caso de haver coincidência de datas de texto ou obra, distinguir com letras, respeitando a ordem de entrada no artigo.
Ex.: (1915a, 1915b).
De acordo com Reeside (1927a) ou (REESIDE, 1927b)

4.3. No caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto seguido do ano da edição da obra utilizada.
Ex.: (SCHUDSON, 1992/1997)
(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

4.4. No caso de obra de vários autores, os sobrenomes destes deverão ser citados separados por ponto e vírgula.
Ex.: (KATZ; LAZARSFELD, 1970)

4.5. As citações de várias obras, de autores diversos, mencionadas simultaneamente, devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.
Ex.: (FONSECA, 1995; PAIVA, 1997; SILVA, 1997)

4.6. Nas citações textuais, entre aspas, deverá ser acrescida a página.
Ex.: “só é possível falar em socialismo quando as pessoas detêm o controle de sua própria atividade e da alocação de seus frutos para seus próprios fins.” (MÉSZÁROS, 2007, p.68).

4.7. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Ex.: Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”.

4.8. No caso de citações textuais de artigos de revista ou jornal, deverá constar o título do artigo, o nome da revista ou do jornal, a cidade, o número da página e a data de publicação.
Ex.: “Ascender socialmente e adquirir produtos que simbolizassem o status alcançado”. (Folha de S. Paulo, p. 4, 2 abr. 1995).

4.9. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

 

5. Referências
5.1. Devem vir em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta.
Ex.: MARX, K. ...

5.2. Os itens devem obedecer à seguinte ordem:
5.2.1. Livro – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título em itálico, cidade, editora, ano.
Ex.: GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

5.2.2. Capítulo de livro – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título, seguido de ponto final e da palavra In (seguida de dois-pontos) e o sobrenome do organizador ou coordenador ou editor em caixa-alta, seguido das iniciais e (Org.) ou (Coord.) ou (Ed.). Na sequência, entram o título do livro em itálico, a cidade, a editora, o ano.
Ex.: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2:a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

5.2.3. Artigo de revista – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título do artigo, nome da revista em itálico, cidade, volume (v), número (n.), páginas (usar p. para singular e plural) e ano.
Ex.: SOARES, R. D. Ensino técnico no Brasil: 90 anos das escolas técnicas federais. Revista Universidade e Sociedade, Brasília, v. 18, n. 18, mar., p. 108-15, 1999.

5.2.4. Artigo de jornal - Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, nome da matéria, nome do jornal em itálico, local e data da publicação, seção, caderno ou parte do jornal e páginas correspondentes.
Ex.: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

 

6. Referências de sites
6.1. Acrescentar, no final da referência, “Disponível em:”, endereço eletrônico <entre brackes> e a data de acesso ao documento, precedida da expressão: “Acesso em:”.
Ex.: LENIN, V. I. O que fazer para aprender o comunismo? Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/lenin/1920/10/05.htm. Acesso em: 16 fev. 2010.