Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2015

Editorial 2015

O lançamento dessa edição especial da Revista do CFCH publicando os trabalhos selecionados na XXXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística, Cultural e Tecnológica (XXXVI JICTAC) sinaliza a importância da produção discente no âmbito das pesquisas desenvolvidas pelas unidades acadêmicas e órgãos suplementares no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no ano de 2015.


A comunicação de trabalhos, seja na modalidade pôster ou oral, na XXXVII JICTAC pelos alunos de graduação sintetiza um momento valoroso da formação profissional oportunizado pela participação em pesquisa, sob orientação de docentes e alunos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Essa experiência rica de aprendizado, para muitos alunos, além de um momento de troca de experiências, é a primeira oportunidade de demonstrar capacidade de elaboração de texto, dando visibilidade à produção vinculada aos estudos durante o ensino de graduação articulado à atividade de pesquisa.


Para tal, merece destaque o necessário e fundamental apoio à política de Iniciação Científica na universidade pública por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através da concessão de bolsas que permitam o enraizamento dos alunos de graduação a projetos acadêmicos, garantindo uma inserção integral à vida acadêmica.


Nesse sentido, a qualidade dos trabalhos indica a maturidade na inserção dos alunos na interação com grupos de pesquisas consolidados nas diferentes unidades do CFCH.


A despeito das condições muitas vezes adversas pelas quais vem passando a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o esforço, a capacidade de mobilização e o compromisso dos docentes, técnicos-administrativos e discentes com uma formação de qualidade, vêm permitindo a realização tanto da XXXVII JICTAC quanto dessa publicação.


A Decania do CFCH e a Coordenação da XXXVII JICTAC no Centro realizaram a Jornada num desenho que dinamizou e potencializou o debate dos estudantes sobre seus trabalho: a organização de 82 sessões em uma única fase distribuída nos três turnos da Semana de Integração Acadêmica. Para os indicados como melhor trabalho de cada sessão, abre-se a possibilidade da publicação do resumo expandido a partir dos procedimentos adotados nas revistas acadêmicas. A XXXVII JICTAC foi precedida de debates no âmbito da coordenação ampliada, com representantes de todas as unidades e órgãos suplementares e o Conselho de Coordenação de Cento, levando em consideração também o número de trabalhos inscritos.


Mais que um prêmio para os trabalhos que se destacaram, essa iniciativa de publicação dos resumos apresentados na XXXVII JICTAC, busca exercitar uma outra atividade na construção de conhecimento, fortalecendo as especificidades da pesquisa no nível de graduação na área das Ciências Humanas e Sociais.

Profª Lilia Guimarães Pougy
Decana

Profª Ludmila Fontenele Cavalcanti
Superintendente Acadêmica


Decania do Centro de Filosofia e Ciência Humanas



EDITORIAL

A Jornada de Iniciação Científica, Artística, Cultural e Tecnológica consiste no maior evento acadêmico existente na UFRJ que envolve estudantes de graduação na qualidade de autores e apresentadores dos trabalhos inscritos e aceitos, docentes, técnico-administrativos e pesquisadores como orientadores das pesquisas apresentadas. Na sua trigésima sexta edição, a Jornada - ou JICTAC como chamada atualmente - confirma-se como importante oportunidade de diálogo entre as diversas pesquisas, afirmando o pluralismo e o fraterno debate de ideias, o que deve ser cultivado e estimulado por toda a comunidade acadêmica.


Em 2015, a XXXVII JICTAC envolveu a apresentação trabalhos em sessões temáticas, que versaram sobre diversos campos do saber da grande Área das Humanidades, desde as artes, passando pelas mídias e comunicação, subjetividade, políticas públicas, direitos humanos, educação, até as especificidades que incidem sobre as diversas profissões do campo das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.


Desde 2013, nosso Centro tem optado em organizar uma Jornada baseada no diálogo entre as pesquisas, sem estimular a competição entre elas e seus autores. Por isso, nossa Jornada se realizou em apenas uma etapa, marcada pela existência de sessões que privilegiaram o debate e a contribuição mútua, objetivando a troca e o conhecimento. A iniciativa de publicar na Revista do CFCH os trabalhos indicados em cada uma das sessões é uma prova de que a divulgação das pesquisas deve se configurar como o principal resultado da Jornada.


Deste modo, é com muita satisfação que apresentamos esta edição da Revista do CFCH com o produto de todo esse importante trabalho que é a Jornada de Iniciação Científica, Artística, Cultural e Tecnológica, e que envolvendo uma multiplicidade de atores, demonstra a vitalidade da pesquisa e da produção do conhecimento em nossa universidade, mesmo que em uma conjuntura tão recessiva, marcada pelos fortes cortes financeiros e pela grave crise da educação superior brasileira.

Profª Fátima Grave Ortiz
Coordenadora da JICTAC CFCH 2015

 


 

Avaliação da Tomada de Decisão emocional em indivíduos com TEPT e sem TEPT: resultados preliminares

Raquel Ávila Kepler Alves

Vivian Kely Silva Alves

 

As "chaves do armário" para os homens homossexuais: a construção da identidade gay e o contexto da luta por cidadania em três gerações

Alexandre Nabor França

Ana Paula Santoro P. de Carvalho Almeida

Diego da Silva Santos

Yuri Jahara M. Simão

 

O ensino de psicologia na formação profissionalizante no Rio de Janeiro: os caminhos trilhados e os caminhos possíveis

Rebecca Maciel

Aline Candia

Fabiane Soares Marcondes

Graciella Faico Ferreira

Igor de Souza Almeida

Raphaela Machado

Riane de Sá

Rui Afonso Francisco Junior

 

As duas faces da morte na atenas clássica: magia e religião cívica

Yasmin da Silva Pacheco

 

As duas afecções da vontade na Ordinatio III, dist. 26, q. única de João Duns Scotus

Felippe Gomes Martins

 

Os jornais suburbanos como fonte para o estudo da instrução pública nos subúrbios cariocas (1880-1908)

Tatiele Almeida Diorio

 

Mediação Escolar: O discurso de mediadores

Dafiny Barreto Julião

 

Notas etnográficas sobre a Biblioteca Parque de Manguinhos – Rio de Janeiro

Puá Gonçalves Batist

 

Uma fundamentação do inconsciente em Espinosa

João Paulo Oliveira Carneiro

 

Acesso ou privação? Para uma abordagem crítica da Política Nacional de Humanização

Platini Boniek Sardou

Vânia Lopes Murucci

 

Educação e Filosofia da diferença: de Nietzsche a Derrida

Renata Corrêa Gomes

 

Trabalhadores e sindicatos do Brasil na segunda metade da década de 1950: uma análise a partir do jornal da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, Tribuna Sindical

Denise da Silva de Oliveira

 

Para além das trinta linhas: iniciativas de escrita não escolar de estudantes da educação básica

Juliana D’Elia Sampaio Ferreira

 

As redes de cuidado familiar em situação de fragilidade física-emocional de idosos

Fernanda Pereira da Silva

Larissa Brito Souto Maior

 

Projeto Político Pedagógico: componente chave do planejamento escolar ou um documento de gaveta?

Luciana Simas Rodrigues

 

O Conde de Óbidos e a Conspiração contra seu Vice-Reinado

Luis Henrique Souza dos Santos

 

Sobre lutas e identidades: o “fazer-se” classe dos operários da Fábrica de Tecidos Confiança Industrial (Rio de Janeiro, 1901)

Henrique de Bem Lignani

 

Reflexões sobre o SINASE e as Medidas Socioeducativas: um olhar para o CREAS

Ana Carolina da Silva

 

Ocnofilia e Filobatismo: as relações objetais na teoria psicanalítica de Michael Balint

Bárbara de Almeida Cesário Navega

Bianca Gerk Mahaut

 

Adolescentes do tráfico e a sociedade de consumo: entre a captura e a resistência

Clara Camatta

 

O site “Aprendendo com Clio”: um lugar de encontro entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História na Educação Básica

Beatriz Moreira da Costa

 

Uma capital e muitos interiores: os perfis do sistema de ensino superior

Filipe de Oliveira Peixoto

 

Compreendendo o ensino de ciências na educação infantil, no ensino fundamental I e na EJA em Anais dos encontros de ensino de biologia

Lívia da Silva Queiroz

 

A realidade dos alunos no conteúdo escolar: uma nova forma de aprender a História?

Luciana de Rezendes Ferreira da Silva

Anna Paula Campos da Silva

 

 Aproximação entre cegos e videntes a partir da arte abstrata

Ana Saad

Cecília Athias

 

O crescimento da população do BRICS: desenvolvimento, características e projeções

Lucas Gualberto do Nascimento

 

Perfil Cognitivo de Crianças e Adolescentes com Dificuldade de Aprendizagem: Habilidades Globais

Elizabeth da Silva Ribeiro

Juliany Pereira Espirito Santo

 

Contribuições dos materiais didáticos do projeto Fundão biologia para a formação de professores

Carolina de Almeida Martins

Lisa Gleyce Tavares de Pontes Pacheco

Lívia dos Reis Mantuano

 

Subjetivação Pública na Escola: Reflexões a partir das considerações de Hannah Arendt

Marina Del Rei

Paula Tumolo

Yasmim Sampaio

 

Modelo de bispo nas atas bracarenses: normatização e marginalidade

Luan Ribeiro de Araujo

 

Arqueologias do futuro: acervo de afetos

Marina Murta

 

O estresse ocupacional e sua influência na vida pessoal e profissional dos comissários de bordo

Ana Carolina Duarte Costa

Deany Yukari Komesu

Isabela Monjardim de Carvalho

Natália Noronha Chaves

 

"Brecha Urbana": Possibilidades de liberdade no Rio de Janeiro do século XVIII

 Philippe Manoel da Silva Moreira

 

Sonhos de Consumo: uma pesquisa com jovens de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro

Caio Bertha Bastos 

Alessandra Gonçalves Soares

Maira Rocha Figueira

Thais Lourenço Assumpção

 

A Autobiografia Fora da Caixa

Dieymes Pechincha Nascimento

 

O papel da mulher na socioeducação: um imaginário social no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE)

Fernanda Borges Soutto Mayor

Giuliana Volfzon Mordente

Julia Robaina de Almeida

 

A negociação de tratamento entre médico e paciente no âmbito das Clínicas da Família

Julia Alves da Costa

 

Saúde mental materna e follow up de indicadores de ansiedade e estresse na gravidez

Ana Carolina Rocha

Anna Luiza da Cunha Vianna

Laila Pires Ferreira Akerman

Vanessa Oliveira de Souza

 

Processo de criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu/Niterói: a atuação dos pescadores e pescadoras artesanais

Maycon Correia Pinto

 

Formação de Professores para a Inclusão do Público-alvo da Educação Especial – práticas e desafios contemporâneos

Carolina Soares Gornes

Flavia dos Santos Cota

 

Ataques Nucleares a Hiroshima e Nagasaki em 1945: Consequências Humanitárias e Morais

Letícia do Valle Pestana de Paula

 

Grupos-oficina: experimentando novas práticas de Psicologia na escola

Isabella Maria Sancho de Andrade

Luiza Machado Pontes

Mariana Rodrigues

Sabrina Alessandra Grigor

Lorena Ohana Rodrigues Costa

 

Narrando o Oriente na segunda metade do século XIX: o relato de um viajante brasileiro

Jacques Ferreira Pinto

 

"Você se responsabiliza pela violência ocorrida?": uma análise da responsabilização sob a perspectiva dos homens participantes dos grupos reflexivos de gênero do I JVDFM

Amanda Vilela Tiago

Eduardo Francisco Corrêa Lancelotti

Lívia Rangel de Christo Nunes

Rodrigo Belcastro Pereira

 

Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escolas da rede pública

Gisele Araujo de Lima

Jéssica Alves da Conceição

Rafael da Trindade Vasconcellos

 

Arte e Clínica: O Ser, a Obra e a Vida

Luana Gutmacher

 

A Jocosidade Mandou Notícias: uma análise da relação entre crítica e representação por meio de títulos do jornal Meia Hora

Diogo Grieco de Albuquerque Lima (Autor)

 

A Força Nacional e os moradores do Santo Amaro: Uma pesquisa sobre o choque cultural na Missão Pacificadora II

Paulo Couto Filho

Samantha Sales Dias

 

“Consultório Alberto Goldin” e o discurso do aconselhamento na mídia

Maria Eduarda Kuhnert Machado

 

Qual a fôrma que te forma? Um exercício crítico/clínico acerca das instituições subjetivas

Clara da Silva Camatta

Helena Werneck Brandão

Micael Jayme Casarin Castagna

 

A teatralidade no corpo do aluno: projeto Fazendo Gênero

Camila Simonin

 

Um Olhar para a Educação Física nos Centros Integrados de Educação Pública (1983/1987 – 1991/1994)

Marina Paradela Gurgel

 

Uma investigação sobre a ideologia do “terceiro setor”: crítica ao papel das ONGs, ao empoderamento e à participação democrática

Alexsandro Pessôa de Mello da Costa

Bruno Schiaffarino Luzze

Carolina Joannes Rabelo

Elton Luiz da Costa Alcantara

Rafael Gustavo Freitas Serra

Rafael Teixeira do Nascimento

 

Capitalismo Monopolista e Serviço Social

Maria Angélica Paixão

 

Devires da Clínica ou uma Clínica do Devir

Alexander Motta de Lima Ruas

Bárbara Alves Pereira

Helena Feghali Marques

Helena Werneck Brandão

Micael Jayme Casarin Castagna

 

Inovação, estratégia e desenvolvimento: o papel do Estado na formação da sociedade de conhecimento

Pedro Allemand Mancebo Silva

 

Projeto Parcerias: Reterritorializando um território cercado de muros e arames farpados.

Marcela López Medeiros Machado

 

As contradições do exercício profissional na política de assistência: Uma reflexão a partir de estudo de caso realizado em Quatis, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

Sabrina Mendonça

 

Entre o sonho e o pesadelo: Condomínios populares e impactos sobre os modos de vida e trabalho de famílias removidas para o bairro de Santa Cruz

Agatha Tayllinn Camilo Fortes

Jéssica da Silva Santos

 

Passado e arquivo: uma análise do documentário The Marina Experiment

Jean Costa

Pedro Henrique Andrade

Amanda Santo

 

Trabalho Imaterial: as novas tecnologias de trabalho e a produção de subjetividades.

 Letícia de Oliveira Florencio

 

Crianças Surdas do Hospital Clementino Fraga Filho e seu Desenvolvimento Educacional

 Mariana Gonçalves Amâncio Pereira

 

Desdobramentos narrativos da identidade cosmopolita no romance O coração das trevas

 Tomaz Monteiro Souza Rego

 

Torcer e espectar: simetrias ontológicas e corruptelas normativas

Bruno Pinheiro Ribeiro

 

Corte e montagem como elementos deflagadores de um processo de ensaio

Ian Calvet Marynower

 

Programa de Iniciação à Docência: contribuições para a formação de pedagogos docente

Fernanda Lahtermaher Oliveira

Giselle Firmo Borisff Brum

Nataliane Dantas Soares

 

A depressão sob a perspectiva dos atravessamentos institucionais

Gabriela Salem

João Pedro Simões

 

Negritude em foco: experiência universitária de jovens negros no IFCS

Isadora Libório de Andrade Oliveira

 

A Natureza das Transgressões Ortográficas e sua Influência na Produção de Narrativas

Raphaela Machado da Silva

Adriana Durão Menna Barreto

Gabriela Mirrah Beckert

 

Psicanálise e escrita: Joyce e Schreber

Ramiro Faria de Melo e Souza

 

Transexualidade: Percepção de Universitários e Inclusão Social

Déborah Rangel Silva

Ana Júlia Ramos de Lima

Victor Seixas da Silva Guimarãe

 

Representações de escravas africanas em ocupações de venda nos anúncios de fuga do Diário do Rio de Janeiro (1830-1832)

Evelyn Beatriz Lucena Machado

 

Líbia no período da cooperação

Luana Souza da Silva

 

Tempo trágico: arte e política do não-pertencimento

Maria Eduarda Magalhães

 

Trauma e convocação do ato na adolescência

Ana Caroline Coelho de Oliveira

 

Trabalho em Alta Tensão: Análise Psicodinâmica de Eletricistas de Linha Viva

Camilla Moreira de Oliveira

Milena Chifarelli Villarino

Vinicius de Moura Barbati

 

A afetividade na educação de jovens e adultos

Karina de Oliviera Brandão