Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2013
Editorial
A Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural é um dos eventos acadêmicos mais importantes realizados na UFRJ. Trata-se de um momento singular para as trajetórias de alunos e orientadores comprometidos com a pesquisa. Acreditamos que o elevado número de participantes no nosso centro é um aspecto extremamente positivo, sobretudo por revelar o interesse progressivo da comunidade por tal atividade.
Reconhecendo que a experiência da Iniciação Científica é valiosa para a formação dos estudantes e é uma atividade gratificante para o orientador, temos buscado nas edições dos últimos anos que o foco se mantenha nestes aspectos. Não obstante, a preocupação de alguns participantes durante o evento tem se voltado mais para a performance nas sessões, em detrimento da apresentação da pesquisa e do diálogo acerca do que foi desenvolvido.
Diante da perspectiva de que o modelo até então adotado, com a organização de várias fases e a indicação de dez trabalhos como os “melhores” do centro, estimulasse a competitividade e pouco ou nada contribuísse para a formação de orientandos que se iniciam na pesquisa, realizou-se no CFCH uma ampla reflexão sobre o tema.
Assim, em 2013, optamos por um conjunto de medidas, dentre as quais, ressaltamos a promoção de um número maior de sessões, com a limitação de seis apresentações em cada uma delas; a intensificação da integração com a extensão, com sessões concebidas em torno de eixos temáticos; a ênfase na constituição de uma equipe composta por representantes de todas as unidades acadêmicas, articuladas na Decania pelas coordenações de Graduação, Pós-graduação e Extensão, e a realização de apenas uma fase, com a indicação de um trabalho por sessão. Tais trabalhos, um total de 85, conforme amplamente divulgado na ocasião, compõem a edição que ora se apresenta.
Para nós da coordenação é com satisfação que registramos, por um lado, o fato de que a equipe da Decania (gestão 2010-2014), da qual fazíamos parte, gestou e aprimorou a proposição que tem esta publicação como um dos seus resultados. Na mesma direção, precisamos, especialmente, sublinhar o envolvimento e participação ativa de estudantes e orientadores no processo, bem como o acúmulo proporcionado pelo trabalho e, em particular, pelas avaliações apresentadas pelas coordenações das últimas jornadas do CFCH.
Por outro lado, devemos enfatizar que não pretendemos ter concebido um formato pronto e indiscutivelmente concluído! Na verdade, avaliamos que um dos méritos da experiência diz respeito à possibilidade de aprofundar a discussão de aspectos concernentes à produção do conhecimento e seu papel social, com destaque para práticas mais solidárias e menos competitivas.
Esperamos, portanto, que, como resultado dessa discussão novas e criativas alterações sejam implantadas nas próximas edições! Por fim, aos 132 orientandos e seus respectivos orientadores, cujos trabalhos podemos encontrar nesta edição, apresentamos as nossas felicitações e desejamos crescente sucesso na vida acadêmica!
Leila Rodrigues da Silva
Anna Marina Barbará Pinheiro
Claudia Maria Bokel Reis
Coordenação JICTAC – CFCH 2013
Arte e política entre os ameríndios: o caso dos Cubeo e dos Piaroa
Camila Bevilaqua Afonso
O perfil das ONGs no neoliberalismo
Elton Alcantara
Gustavo Palmares
Letícia Chahaira
Rafael Teixeira
Quem cuida do cuidador: o trabalho dos profissionais de enfermagem em atenção terciária
Fernanda de Avellar
Vanessa Miranda Santos de Paula Carneiro
Concepções de escrita dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Camila Barbalho
Maria Elisa Almeida
Entre o possível e o impossível: reflexões sobre a função do Ideal na constituição do sujeito
Isabella Monteiro de Barros
O exercício teatral da máscara neutra com alunos do ensino médio do CAp/UFRJ
Massuel dos Reis Bernardi
Tempo presente e ensino de história: uma pesquisa sobre o livro didático “Brasil uma história dinâmica”
Vicente Cicarino Silva Bueno
Anna Paula Campos da Silva
A repressão politica da ditadura militar brasileira durante o período de transição (1974-1985)
Pedro Henrique da Silva Oriola Cardoso
Impacto do diagnóstico em cuidadores de crianças com malformações congênitas e possibilidades de intervenção
Vanessa Miranda Santos de Paula Carneiro
Gabriela Serpa Medina
Infância, adolescência e mal-estar na escolarização
Erika Santos Wergles de Carvalho
Eva Nascimento Bernadino
Renata Alves Gomes da Silva
“Entre um rapin de Montmartre e um nosso amauense de secretaria”: Artur Azevedo e seu instinto de nacionalidade
Julia Soares Leite Lanzarini de Carvalho
Sexualidade feminina: da descoberta do corpo ao prazer plástico
Raquel Alves dos Reis Gomes de Carvalho
Trajetórias de letramento de professores alfabetizadores em uma pesquisa formação: O caso Gisele
Deborah Porto de Castro
Kant e a refutação do Idealismo
Marina Cavalcanti
Análise da repercussão do caso Marcos Pereira no universo Gospel
Oswaldo Zampiroli Cerqueira
O agir justo e a justiça no Críton de Platão
Luciana Valesca Fabião Chachá
Repensando identidade cultural e brasilidade no âmbito escolar
Vítor Alberto Gonçalves Correia
Os trabalhadores brasileiros e suas organizações frente ao Regime Militar
Hugo Bras Martins da Costa
Maria Leão de Aquino Silveira
Yasmim Motta de Aquino
Avaliação no ensino de didática em um curso de pedagogia: relação entre concepções e práticas
Priscila Gonçalves Cruz
Oficinas Temáticas: A Potência da Psicologia em um Projeto Educacional de uma ONG
Thiago Colmenero Cunha
Lara Soutto Mayor Vieira
Repensando as Concepções de Violência em Relações Amorosas no Sistema Socioeducativo
Aymara Fernández Escobar
Camila Macedo Martins
Lucas de Paula Benjamin
Mariana Fonseca dos Anjos
Caso Brandon: adicção ao sexo, ou masoquismo moral, ou sintoma do sujeito da contemporaneidade? Uma reflexão psicanalítica do filme “Shame”
Caio Herlanin Fernandes
Bernardo Arbex de Freitas Castro
Ian Orselli Carmius Helmholtz
Conflito socioambiental na mineração de ferro: o caso de Congonhas
Gabriela Fraga Fernandez
O debate sobre a regulação da fecundidade no Brasil: cartas de leitores e editoriais na imprensa carioca
Landa Mendes Ferreira
Agatha Abreu da Silveira
Yes, nós temos Wundt: Radecki e a Psicologia no Brasil
Luiz Eduardo Prado da Fonseca
Contribuições do desenho para a pesquisa antropológica
Pedro Ferraz Gama
Karina Kuschnir
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Emmanuela Girão
Isabela Serra
Luisa Wolff
Patrick Oliveira
Rodrigo Mattei
Veluma Martins
Tratamento Cognitivo-comportamental do Transtorno de Estresse Pós-traumático através de realidade virtual: primeiros resultados
Karla Silva da Glória
Hérika Cristina da Silva
Saindo do armário: uma análise das experiências de assumir-se entre jovens homossexuais
Nathalia Ferreira Gonçales
Projetos Colaborativos: conhecimento em rede, cocriação e colaboração
Alexander Cesar Direito Henriques
Ana Vitória Dias Pimentel
Maria Clara Mendonça Bittencourt
A noção de corpos individuais em Descartes
Felipe Jordão
Hagiografia, Heresia e Cidade: uma proposta de estudo a partir da “Vida de São Pedro Mártir” presente na Legenda Áurea
André Luís Caruso Cruz Júnior
André Rocha de Oliveira
O trabalho e a saúde dos trabalhadores terceirizados de um restaurante universitário da UFRJ: análise clínica do prazer e do sofrimento no trabalho da categoria
Sérgio Dias Guimarães Junior
Vinicius Moura Barbati
Gênero e Políticas Sociais: o programa Mulheres da Paz
Ana Carolina Santos Maia
Brena O’Dwyer Spina da Rosa Machado
Elisa Mendes Vasconcelos
Letícia Ribeiro
Consumo ético, meio ambiente e governamentalidade
Ana Clara Silva Mattoso
O Trabalho do Pedagogo em Instituições Militares: formando soldados ou cidadãos?
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes
A Deusa da Pólis: a representação de Athená nos Frisos do Parthenon
Amanda Tinoco de Mesquita
Bareback: um tiro no escuro em nome do prazer
Amon Monteiro
O desafio de montar O Rei da Vela com alunos do ensino médio no Espetáculo EncenaAÇÃO 2013
Gabriel Antunes Morais
Vanessa Ramos da Cunha
Percepções das Elites Políticas sobre Democracia na América Latina
Renata da Silva Moreno
O ensino da arte e a fotografia pinhole: desconstruindo o olhar
Fabricio Delesderrier Mota
Mila Carneiro de Moraes Magalhaes
“África: De que continente estamos falando?”: desconstruindo estereótipos e repensando ações docentes
Fernanda Gabrielly Terra Moura
Gabriela Graciosa da Fonseca
A poderosa avaliação: heroína ou vilã?
Suzanna Gomes Abreu do Nascimento
O discente de pedagogia enquanto mediador de alunos com necessidades especiais
Thays Marcely França do Nascimento
Deslocamentos no campo da visão: o uso de vendas como disparador no encontro entre cegos, videntes e obras de arte
Débora Navarro
Laura Bloch
Nina Rosa Nunes
Juliana Santos
Efeitos e defeitos da gestão da excelência: análise psicodinâmica do trabalho em uma indústria química
Camilla Moreira de Oliveira
Milena Chifarelli Villarino
O Index como material de referência para a reflexão
Mayara Oliveira
Alline dos Santos
Simone Gonçalves
Análise ciberpolítica
Marcio de Deus Pinna
Habilidades Musicais: automatismo ou corporificação do conhecimento?
Nathalia Silva Prado
Gabriel Souza de Almeida
Os jovens e a cidade: um olhar a partir da periferia
Elisa Teruszkin Prestes
Tainá de Paula Alvarenga
Fazendo gênero: uma jornada pelos territórios geodramaticos
Ayrton Marques Da Purificação
Camila Simonin Lima De Moura
Levantamento de Necessidades de Treinamento e Monitoramento do Clima Organizacional: Estudo de Caso no Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Larissa Florido Hernandes Quintans
Paola Lima Ribeiro
O “professor-heroi”: a representação do professor no imaginário social
Sabryna Raychtock
Os sentidos da transferência na obra freudiana
Sábata Rodrigues de Moraes Rego
Aluno em cena: a experiência do teatro físico com alunos do ensino médio do CAp/UFRJ
Emanuelle Dias Rocha
Renan Guedes da Cruz
Política de ressarcimento ao SUS: uma análise de sua efetividade
Mariana Rodrigues
Vinícius Guião
População à deriva: entre o descaso urbano e a vertigem revitalizadora da zona portuária do Rio de Janeiro
Caroline dos Santos Santana
Alfabetização de Jovens e Adultos: investigando a construção da escrita pelos alunos
Alcicléa Ramos dos Santos
Claudenice M. de Santana Nunes
Diego Domingues P.Moreirão
Jacqueline Cardoso Ferreira
Julia Rodrigues Chagas
Juliana Bettencourt L. Campos
Renata Correa Soares
Rita de Cássia
Valeria P. da C. Leite
As contribuições da formação inicial no início da carreira docente e o apoio da instituição escolar na inserção profissional
Jéssica Valentim Santos
Daianne Bastos Xavier
Percepção dos Usuários do Facebook Quanto a Motivação e Dependência da Rede Social
Lígia Silva dos Santos
Lígia Maria Cândido Santana
Nádhia Williane de Lima Ramos
Oficina pedagógica sobre Egito Antigo: “Vale a pena: o Tribunal de Osíris”
Raizza Teixeira dos Santos
Programa reforço escolar e o projeto nenhuma criança a menos: os impactos no chão da escola
Viviane de Souza dos Santos
O Index para inclusão na formação continuada dos professores de salas de recursos
Manoella Senna
Evanir da Rocha Motta
Fora de Cena: O Acervo Teatral no Espaço Escolar
Amanda Olívia Silva
Diálogos entre Gestalt-terapia e dança: corpo, expressão e sentido
Carla do Eirado Silva
Cintia Siqueira de Oliveira
Os registros do terapeuta na experiência psicoterápica em Gestalt-Terapia: um ensaio teórico
Kelly Gonçalves da Silva
Clara Castilho Barcellos Dias
Gênero e criminalização na experiência transexual
Mariah Rafaela C. G. da Silva
Pensando a Pele que Habito de Pedro Almodóvar
Bárbara de Jesus Souza
Beatriz Costa de Sá
Miguel Moraes de Souza
Johanna Nunes Beringer
Paula Fernandes Arouca de Castro
Paula Campos de Oliveira e Moura
Rafael Ricardo Meliande Soares
Ethos Escolar e a Trajetória de Estudantes de Ensino Médio em uma Escola Carioca
Nathálya Rachel Fernandes de Souza
Controvérsias em reforma: uma breve história da reabilitação psicossocial no Brasil
Ramiro Faria de Melo e Souza
Clara Camatta
O Projeto “História para que te quero História”: problematizando o conhecimento histórico escolar
Luisa da Fonseca Tavares
Marcella Albaine Farias da Costa
Mercadoria do Governo: o mundo desde a prisão
Ana Cristina Tonini
Autonomia e participação de crianças e jovens: O lugar do coletivo e da reinvenção do instituido
Isa Kaplan Viera
Juliana Siqueira de Lara
Laiz Prestes Carneiro
Vivência esco lar dos alunos trabalhadores do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Ayrton Senna da Silva
Alex Gomes dos Prazeres
Licenciatura em Geografia – Instituto de Geociência