Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2013

Editorial


A Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural é um dos eventos acadêmicos mais importantes realizados na UFRJ. Trata-se de um momento singular para as trajetórias de alunos e orientadores comprometidos com a pesquisa. Acreditamos que o elevado número de participantes no nosso centro é um aspecto extremamente positivo, sobretudo por revelar o interesse progressivo da comunidade por tal atividade.

 

Reconhecendo que a experiência da Iniciação Científica é valiosa para a formação dos estudantes e é uma atividade gratificante para o orientador, temos buscado nas edições dos últimos anos que o foco se mantenha nestes aspectos.  Não obstante,  a preocupação de alguns participantes durante o evento tem se voltado mais para a performance nas sessões, em detrimento da apresentação da pesquisa e do diálogo acerca do que foi desenvolvido.


Diante da perspectiva de que o modelo até então adotado, com a organização de várias fases e a indicação de dez trabalhos como os “melhores” do centro, estimulasse a competitividade e pouco ou nada contribuísse para a formação de orientandos que se iniciam na pesquisa, realizou-se no CFCH uma ampla reflexão sobre o tema.

 

Assim, em 2013, optamos por um conjunto de medidas, dentre as quais, ressaltamos a promoção de um número maior de sessões, com a limitação de seis apresentações em cada uma delas; a intensificação da integração com a extensão, com sessões concebidas em torno de eixos temáticos; a ênfase na constituição de uma equipe composta por representantes de todas as unidades acadêmicas, articuladas na Decania pelas coordenações de Graduação, Pós-graduação e Extensão, e a realização de apenas uma fase, com a indicação de um trabalho por sessão. Tais trabalhos, um total de 85, conforme amplamente divulgado na ocasião, compõem a edição que ora se apresenta.

 

Para nós da coordenação é com satisfação que registramos, por um lado, o fato de que a equipe da Decania (gestão 2010-2014), da qual fazíamos parte, gestou e aprimorou a proposição que tem esta publicação como um dos seus resultados. Na mesma direção, precisamos, especialmente, sublinhar o envolvimento e participação ativa de estudantes e orientadores no processo, bem como o acúmulo proporcionado pelo trabalho e, em particular, pelas avaliações apresentadas pelas coordenações das últimas jornadas do CFCH.

 

Por outro lado, devemos enfatizar que não pretendemos ter concebido um formato pronto e indiscutivelmente concluído! Na verdade, avaliamos que um dos méritos da experiência diz respeito à possibilidade de aprofundar a discussão de aspectos concernentes à produção do conhecimento e seu papel social, com destaque para práticas mais solidárias e menos competitivas.

 

Esperamos, portanto, que, como resultado dessa discussão novas e criativas alterações sejam implantadas nas próximas edições! Por fim, aos 132 orientandos e seus respectivos orientadores, cujos trabalhos podemos encontrar nesta edição, apresentamos as nossas felicitações e desejamos crescente sucesso na vida acadêmica!



Leila Rodrigues da Silva
Anna Marina Barbará Pinheiro
Claudia Maria Bokel Reis
Coordenação JICTAC – CFCH 2013

 

 

 

O perfil das ONGs no neoliberalismo

Elton Alcantara
Gustavo Palmares
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Quem cuida do cuidador: o trabalho dos profissionais de enfermagem em atenção terciária

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Vanessa Miranda Santos de Paula Carneiro 

Infância, adolescência e mal-estar na escolarização

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O agir justo e a justiça no Críton de Platão

Luciana Valesca Fabião Chachá

Os trabalhadores brasileiros e suas organizações frente ao Regime Militar

Hugo Bras Martins da Costa
Maria Leão de Aquino Silveira
Yasmim Motta de Aquino

Repensando as Concepções de Violência em Relações Amorosas no Sistema Socioeducativo

Aymara Fernández Escobar
Camila Macedo Martins
Lucas de Paula Benjamin
Mariana Fonseca dos Anjos

Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas

Emmanuela Girão
Isabela Serra
Luisa Wolff
Patrick Oliveira
Rodrigo Mattei
Veluma Martins

Projetos Colaborativos: conhecimento em rede, cocriação e colaboração

Alexander Cesar Direito Henriques 
Ana Vitória Dias Pimentel
Maria Clara Mendonça Bittencourt

Gênero e Políticas Sociais: o programa Mulheres da Paz

Ana Carolina Santos Maia
Brena O’Dwyer Spina da Rosa Machado
Elisa Mendes Vasconcelos
Letícia Ribeiro

O ensino da arte e a fotografia pinhole: desconstruindo o olhar

Fabricio Delesderrier Mota
Mila Carneiro de Moraes Magalhaes

A poderosa avaliação: heroína ou vilã?

Suzanna Gomes Abreu do Nascimento

O Index como material de referência para a reflexão

Mayara Oliveira
Alline dos Santos
Simone Gonçalves

Análise ciberpolítica

Marcio de Deus Pinna

Os jovens e a cidade: um olhar a partir da periferia

Elisa Teruszkin Prestes
Tainá de Paula Alvarenga 

Fazendo gênero: uma jornada pelos territórios geodramaticos

Ayrton Marques Da Purificação
Camila Simonin Lima De Moura

Os sentidos da transferência na obra freudiana

Sábata Rodrigues de Moraes Rego

Alfabetização de Jovens e Adultos: investigando a construção da escrita pelos alunos

Alcicléa Ramos dos Santos
Claudenice M. de Santana Nunes
Diego Domingues P.Moreirão
Jacqueline Cardoso Ferreira
Julia Rodrigues Chagas 
Juliana Bettencourt L. Campos
Renata Correa Soares 
Rita de Cássia
Valeria P. da C. Leite

Percepção dos Usuários do Facebook Quanto a Motivação e Dependência da Rede Social

Lígia Silva dos Santos
Lígia Maria Cândido Santana
Nádhia Williane de Lima Ramos 

Diálogos entre Gestalt-terapia e dança: corpo, expressão e sentido

Carla do Eirado Silva
Cintia Siqueira de Oliveira

Pensando a Pele que Habito de Pedro Almodóvar

Bárbara de Jesus Souza
Beatriz Costa de Sá
Miguel Moraes de Souza
Johanna Nunes Beringer
Paula Fernandes Arouca de Castro
Paula Campos de Oliveira e Moura   
Rafael Ricardo Meliande Soares

Vivência esco lar dos alunos trabalhadores do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Ayrton Senna da Silva

Alex Gomes dos Prazeres

Licenciatura em Geografia – Instituto de Geociência