Editorial 2018
Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2018
Na virada dos anos 1990 para os anos 2000, o CFCH iniciou um ciclo de transformações na sua inserção nos eventos ligados à produção oriunda das ações de iniciação científica. Não havia a configuração atual da Semana de Integração Acadêmica (SIAc); apenas a realização anual da Jornada de Iniciação Científica e da Jornada de Iniciação Artístico-Cultural. Os trabalhos eram restritos a ações apoiadas com a concessão de bolsas. Os temas das sessões segmentavam a produção por especialidades. Algumas unidades contribuíam com menos de uma dezena de trabalhos, para um total da ordem de 280, sendo mais da metade oriunda do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Eram realizadas sucessivas rodadas de sessões, das quais os avaliadores indicavam um trabalho para prosseguir na disputa. Quando restavam somente dez trabalhos, organizava-se uma sessão final, na qual professores das diversas unidades do CFCH escolhiam o melhor trabalho, ao qual era conferido, pela Fundação Universitária José Bonifácio, um prêmio no valor de R$ 1.000,00. Aos demais, conferia-se uma menção honrosa.
Neste contexto, já no ano de 2000, o CFCH introduziu algumas mudanças: professores estudantes foram estimulados a inscrever trabalhos, mesmo que não tivessem resultado de ações apoiadas com bolsas, como monografias de conclusão, por exemplo; as sessões passaram a ser organizadas com temas mais abrangentes, a fim de permitir mais integração das áreas de conhecimento; os autores de trabalhos premiados passaram a receber livros, e não só a menção honrosa; as unidades aumentaram seu grau de participação, não só inscrevendo mais trabalhos, como também dando início a um processo de incorporação das jornadas a suas atividades letivas regulares.
Nos quase vinte anos que transcorreram desse início de transformações até hoje, a extensão cresceu e se institucionalizou, com forte protagonismo do nosso Centro; o CFCH realizou, em 2004 e 2006, duas semanas de integração acadêmica, sendo pioneiro na experimentação do formato que viria a ser adotado pela UFRJ posteriormente; a ordem de grandeza da quantidade de trabalhos subiu de 280 para 800, tornando o CFCH o segundo centro no total de trabalhos apresentados; as sucessivas sessões foram abolidas, realizando-se apenas uma rodada; e, o principal para este Editorial, o prêmio passou a ser a publicação dos trabalhos selecionados em cada sessão. Em vez de um premiado em dinheiro e dez com livros, temos dezenas de premiados com uma publicação.
Quem construiu até aqui esta história foram inúmeros estudantes, professores e servidores técnicos, que apostaram na integração, na participação ativa, na aproximação entre áreas de conhecimento e na divulgação dos trabalhos como forma de reconhecimento ao esforço de produzir ações de ensino, extensão e pesquisa com qualidade, para o bem da população brasileira, que é missão das universidades federais.
Ao publicarmos os textos avaliados com nota dez em suas apresentações na 9ª SIAc, damos curso a uma história que valoriza a produção coletiva, e não apenas reconhece o mérito individual dos autores dos trabalhos. Reforçamos também, com esse gesto, nossa escolha pela difusão ampla do conhecimento na grande área das Ciências Humanas e da Filosofia como forma ampliar o caráter republicano, assim como o sentido integrador das nossas ações, marca que tem distinguido o CFCH ao longo da sua constituição como centro universitário na UFRJ.
Prof º Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Decano do Centro de Filosofia e Ciência Humanas
01.Cinema é a maior diversão!” Um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro”
Letícia Souto Rebelo
Mariana da Costa Barros, Marília Nabuco Leva Ferreira de Freitas, Andrea Barros Benevides, Juliana de Moraes Ferreira, Beatriz Araújo Sardenberg, Eduardo Francisco Correa Lancelotti
Anna Paula da Silva Ferreira
Matheus Oliveira de Paula, Gabriel Richard Barbosa Rodrigues, Gabriela dos Santos Bittencourt Cyrne, Giulia de Castro Lopes de Araujo
05. Mwana: Infância e relações raciais no Brasil e na África
Gabriel Richard Barbosa Rodrigues, Matheus Oliveira de Paula, Gabriela dos Santos Bittencourt Cyrne
Ian Ferreira Bonze
Amanda Prima Borges
Amanda Reis dos Santos
09. A percepção das cotas e o acesso às bolsas de assistência estudantil: O acesso à permanência.
Ilson de Souza Peres, Roberto Rodrigues Ribeiro
10. A Rainha Cleópatra VII: faces, distorções e percepções à luz dos autores romanos
Caroline Honoratto Teles
11. Atividades lúdicas e a ressignificação da relação da criança com o aprender
Daniela de Almeida, Ana Paula Vidal, Renata Linhares , Pedro de Albuquerque, Victoria dos Santos, Adriana Menna Barreto, Raphaela Machado
Mayan Rodrigues Melo Braga
Olga Christina de Oliveira Zunino
14. A importância dos apoios familiares na trajetória educacional de alunos cotistas
Roberta Lima Costa, Maurillia Gaspar Rodrigues
15. Autoestima em escolares com baixo desempenho acadêmico
Amanda do Nascimento da Silva, Dayanne de Oliveira Silva, Larissa Lopes, Maria Carolina Soares Monteiro de Barros
16. A crítica de Clóvis Moura à escravidão passiva presente na historiografia tradicional brasileira
Ilson de Souza Peres
Mariana Barbosa de Souza
18. A Cultura Clássica nos trópicos: identidade e discursos de poder no Palácio do Catete
Mayan Rodrigues Melo Braga
19. Escadas nas produções cinematográficas: Cenografia ou Elementos Narrativos?
Lucas Bohrer Studart
20. Atenção primária à saúde na graduação: uma experiência da Psicologia na APS
Fabiane Soares Marcondes , Livia Esteves Reis, Julia Braga, Verônica dos Santos Domingues, Ana Carolina Herdt Souza Santos, Veluma Martins da Encarnação, Daniela Pereira Mendonça, Luiza Walter Parreira
Maria Luiza Silva Patury e Souza
Luciana Lourenço Gomes
23. Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense
Bianca Bastos, David Danzinger, Nina kertzman.
Cristina Maria Duarte Wigg, Vanessa Lemos Da Costa Soares, Amanda Oliveira De Carvalho,Ligia Maria Rosalino Martins, Andressa Leal Martins, Telka Baiocchi
Amanda Oliveira de Carvalho, Ligia Maria Rosalino Martins,Larissa Alves da Silva, Andressa Leal Martins
26. Projeto Panda: Mídias sociais como ferramentas de democratização ao acesso de informações
Andressa Leal Martins, Amanda Oliveira de Carvalho, Isadora Gimenes Alves Couto
27. A construção de uma identidade suburbana na Praia de Ramos (1920-1950)
Milleni Freitas Rocha
Chayney Andrade da Silva, Sâmela Mayra de Melo Barros
Melissa Ruas Fonseca
30. Refletindo a prática: A experiência na formação inicial de professores alfabetizadores
Francine Albuquerque Xavier Caju , Karine Fidelis da Silva, Sabrina Rodrigues Silveira
31.Desligamento por óbito: Um estudo de caso dos docentes da UFRJ
Andreza da Silva Lopes
32. Pulso Fluxo: Narrativas Poéticas na Cidade
Felipe Ramos Rabello Pitzer de Souza, Pérola Quirino
Amanda Vilela Tiago
34. Uma reflexão sobre os benefícios dos recursos tecnológicos na biblioteca escolar
Ileana Silva Eugenio
35. A formação do professor alfabetizador no contexto do PIBID Pedagogia
Gabriel Murillo Rocha da Cruz
Alessandra Maia Gonçalves
37.A relação público-privado no contexto escolar do Rio de Janeiro: o Prêmio Itaú-Unicef
Amanda de Oliveira Pereira, Paulo Henrique Oliveira de Mesquita
38. A Psicologia na interface com o direito e sua inserção na Defensoria Pública
Elisa Martins Silva, Jaqueline Sério da Costa, Juliana Araujo Monteiro Gomes, Mateus Neto dos Reis
39.50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ: Discursos em arquivo
Pâmela Dias Medes Viana Ferreira, Thays Merolla Piubel
40. Oficinas de Arte: Um trabalho interdisciplinar entre a Psicologia e a Belas Artes
Bruna Mendes Roza Rodrigues, Bruna Alves Luna de Oliveira, Geraldo Filho
Geraldo Leandro Gomes Filho, Bruna Alves Luna de Oliveira, Bruna Mendes Roza Rodrigues
42. Discutindo diversidade na escola
Marcella Neves Castro da Paz, Dulcinéa Gomes de Oliveira Rosa, Célia Maria Alves Ribeiro Karvowski
Julia Melo Salgado Ferreira, Paulo Antonio de Oliveira Muniz
44. Considerações sobre atendimento psicológico a alunos da UFRJ
Simone Aparecida de Castro, Leonardo Aparecido Silva, Julie Anna Smith
45. Inquietações de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia acerca do processo de Alfabetização
Ingrid Fernandes
Lilian Landim Syrio
47.Condições e organização do trabalho em uma delegacia de polícia civil do estado do Rio de Janeiro
Betina Carnevale Nessimian
48.A parceria escola e universidade na alfabetização: Construindo práticas
Luana Vieira de Almeida Silva Miceli
49.O processo de patologização da agressividade no ambiente escolar
Bruna Alves Luna de Oliveira, Bruna Mendes Roza Rodrigues, Geraldo Leandro Gomes Filho
50.Análise crítica de duas experiências de intervenção no trabalho em Agências da Previdência Social
Elizangela Aparecida da Silva, Natasha Sofia Reis Balbino, Pâmela Damascena Oliveira
Ana Carolina Oliveira Alves, Henrique Dias Sobral Silva
Erika Regina Barbosa Guimarães, Murilo Ramos Mariano
Murilo Ramos Mariano, Maria Carolina Soares Monteiro de Barros
54.Leitor ou leitor(es)? a relação entre os estudantes de letras da UFRJ e a leitura literária
Flávia Pereira Ramalho
55.A psicanálise e o sujeito da ciência moderna
Maria Nogueira Scarambone Zaú
56.Dependência de jogos eletrônicos: sintomas e consequências psicossociais para seus usuários
Cristiane Monica de Oliveira, Danielle Pinheiro Martins,Joyce Domingues da Silva Oliveira, Nathalia Morais Viana Arripia
57.A importância da inserção de profissionais de saúde no Comitê Técnico de Saúde da População Negra
Ana Carolina Borges Lopes, Fernanda do Vale Santos, Mariana Suzano, Isabel Cristina Lopes Barbosa
58.A identidade visual de um curso de extensão sobre o desenvolvimento de jogos digitais na educação
Paloma dos Reis Araujo, Luiz Felipe Abreu Almeida,,Pedro Augusto Rocha da Silva Guerra
Alice Farias de Araújo,Alice Freitas do Nascimento, Cristiane Santos Marcelino, Erica Menezes de Souza , Jonas Caetano Linhares, Karla Inajara do Amaral Raymundo, Luciana Simões da Silva, Maria Alice Arrais Pereira, Maria Raquel Cavalcante Rodrigues, Stefanie Alves de Araújo, Tainá Silva de Oliveira, Thais Souza da Costa
Larissa Agnes da Silva
61.Analisando o impacto emocional do diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG)
Nathalia Morais Viana Arripia, Ana Paula Moreirão Manzani, Fernanda Vivas de Souza Santana
62.Violência contra a mulher: uma importante análise de políticas públicas
Christina Almeida da Costa
63.A vida na ponta dos pés: Sofrimento psíquico e normalidade sofrente em bailarinos clássicos
Juliana Monteiro de Godoy
64.A atuação da arte na exploração de fronteiras: um caminho para a (re)existência
Carolina Fonseca, Ítalo Santos, Larissa Morgado, M. Alice Nahes, Mariana Moreno
65.Deixa os garoto brincar: a brincadeira como uma ferramenta de intervenção na psicologia
Raquel dos Santos Guimarães, Cássio Gomes Rodrigues dos Santos
66.Normalidade sofrente: proposta de instrumento na investigação do fenômeno em bailarinos clássicos
Juliana Monteiro de Godoy, Erick Silva Vieira
67.Implicações éticas em psicanálise: O desejo do analista como resposta à demanda de felicidade
Gabriele Andrade Rizzo Rodrigues, Thamires Aparecida Pereira
68.Heidegger, Dreyfus e a questão da técnica
Arthur B. da Costa, Robson R. de O. Furtado Jr.
Cristiane Hervey Barbosa
70.Ideias e tentativas de suicídio: considerações para a universidade
Simone Aparecida de Castro
Juliana Lopes Fonseca, Larissa de Azevedo de Moura
Jacqueline de Paula Lima Lobo
73.Território dos afetos: Análise de implicação como dispositivo de intervenção
Julie de Novaes Tavares
Carlos Eduardo Nazario Elias, Julie de Novaes Tavares, Tainá Pereira Lima e Silva
75.O ideal de família e a concepção de negligência
Camila Fernandes Rodrigues, Karina da Silva Vieira
76.Devolução de crianças e adolescentes em vias de adoção: desafios para o Judiciário
Juliana Valladares Guimarães Taboada, Mariana Rodrigues, Sarah Farbiasz
77.Criando Jogos Digitais no Ensino Fundamental
Pedro Augusto Rocha da Silva Guerra, Luiz Felipe Abreu Almeida, Paloma dos Reis Araujo
78.Marginalizando: a prática do Slam Poetry como incentivo à escrita criativa em escolas públicas
Tamires Ferreira Caxias, Davi Bretas dos Santos Pessanha
79.Panorama legal da inserção de orientadores educacionais nas escolas municipais fluminenses
Izabel Cristina de Souza
Izabel Cristina de Souza
81.O manejo dos afetos na constituição do verdadeiro e falso self: presença, implicação e cuidado
Bárbara Prado Barcelo Machado, Thamires Aparecida Pereira
Patricia Morales Monteagudo, Ana Carolina de Souza
83.Processos Alternativos da Fotografia: ensino, pesquisa e extensão
Fernando Rodrigues
84.Sofrimento psíquico e perspectivas de escolha, futuro e vida
Anna Carolina Cardoso de Abreu, Raquel dos Santos Guimarães
85.Juventude, Consumo e Escola: construindo diálogos
Pedro Henrique de Oliveira de Souza
86.Crises e processos de subjetivação: a experiência de ser no contemporâneo
Caíque Azael Ferreira da Silva
87.Redes Sociais e Conflitos Urbanos na Maré
Lohanna Giovanna Gonçalves da Silva
88.Projeto Escola e Universidade: Consonâncias, Saberes e Formação
Luana Vieira de Almeida Silva Miceli, Thaís Yunes Pereira, Eduardo Alves Inez, Isabel Cristina Carneiro da Silva, Izabel Cristina de Souza, Jeane Alves da Silva, Letícia Oliveira Souza, Marcella da Silva Estevez Pacheco Guedes, Rodrigo de Brito dos Santos
89.Da falha do recalque e seus efeitos de estranheza
Erileide Nielly Rodrigues, Juliana Landeira do Vale
Caíque Azael Ferreira da Silva, Luiza Contreira Pereira Mendes
91.Comparação entre medidas de controle inibitório em crianças: teste dos 5 dígitos e stroop
Clarissa de Carvalho Abreu; Abner Oliveira Barros; Juliana Muniz Furtado; Douglas Dutra; Priscila do Nascimento Marques
Andrea Barros Benevides, Marília Nabuco Leva Ferreira Freitas, Mariana da Costa Barros, Juliana de Moraes Ferreira, Anna Paula da Silva Ferreira, Maria Fernanda Pinto da Silva, Rodrigo Belcastro Pereira
93.Desligamento por óbito: Um estudo de caso dos docentes da UFRJ
Andreza da Silva Lopes
Joice Paneze de Azevedo Braga