Editorial 2018

Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2018

Na virada dos anos 1990 para os anos 2000, o CFCH iniciou um ciclo de transformações na sua inserção nos eventos ligados à produção oriunda das ações de iniciação científica. Não havia a configuração atual da Semana de Integração Acadêmica (SIAc); apenas a realização anual da Jornada de Iniciação Científica e da Jornada de Iniciação Artístico-Cultural. Os trabalhos eram restritos a ações apoiadas com a concessão de bolsas. Os temas das sessões segmentavam a produção por especialidades. Algumas unidades contribuíam com menos de uma dezena de trabalhos, para um total da ordem de 280, sendo mais da metade oriunda do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Eram realizadas sucessivas rodadas de sessões, das quais os avaliadores indicavam um trabalho para prosseguir na disputa. Quando restavam somente dez trabalhos, organizava-se uma sessão final, na qual professores das diversas unidades do CFCH escolhiam o melhor trabalho, ao qual era conferido, pela Fundação Universitária José Bonifácio, um prêmio no valor de R$ 1.000,00. Aos demais, conferia-se uma menção honrosa.

Neste contexto, já no ano de 2000, o CFCH introduziu algumas mudanças: professores estudantes foram estimulados a inscrever trabalhos, mesmo que não tivessem resultado de ações apoiadas com bolsas, como monografias de conclusão, por exemplo; as sessões passaram a ser organizadas com temas mais abrangentes, a fim de permitir mais integração das áreas de conhecimento; os autores de trabalhos premiados passaram a receber livros, e não só a menção honrosa; as unidades aumentaram seu grau de participação, não só inscrevendo mais trabalhos, como também dando início a um processo de incorporação das jornadas a suas atividades letivas regulares.

Nos quase vinte anos que transcorreram desse início de transformações até hoje, a extensão cresceu e se institucionalizou, com forte protagonismo do nosso Centro; o CFCH realizou, em 2004 e 2006, duas semanas de integração acadêmica, sendo pioneiro na experimentação do formato que viria a ser adotado pela UFRJ posteriormente; a ordem de grandeza da quantidade de trabalhos subiu de 280 para 800, tornando o CFCH o segundo centro no total de trabalhos apresentados; as sucessivas sessões foram abolidas, realizando-se apenas uma rodada; e, o principal para este Editorial, o prêmio passou a ser a publicação dos trabalhos selecionados em cada sessão. Em vez de um premiado em dinheiro e dez com livros, temos dezenas de premiados com uma publicação.

Quem construiu até aqui esta história foram inúmeros estudantes, professores e servidores técnicos, que apostaram na integração, na participação ativa, na aproximação entre áreas de conhecimento e na divulgação dos trabalhos como forma de reconhecimento ao esforço de produzir ações de ensino, extensão e pesquisa com qualidade, para o bem da população brasileira, que é missão das universidades federais.

Ao publicarmos os textos avaliados com nota dez em suas apresentações na 9ª SIAc, damos curso a uma história que valoriza a produção coletiva, e não apenas reconhece o mérito individual dos autores dos trabalhos. Reforçamos também, com esse gesto, nossa escolha pela difusão ampla do conhecimento na grande área das Ciências Humanas e da Filosofia como forma ampliar o caráter republicano, assim como o sentido integrador das nossas ações, marca que tem distinguido o CFCH ao longo da sua constituição como centro universitário na UFRJ.

 Prof º  Marcelo Macedo Corrêa e Castro

Decano do Centro de Filosofia e Ciência Humanas


01.Cinema é a maior diversão!” Um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro”

Letícia Souto Rebelo

02. Violência sexual contra a mulher e os currículos profissionais de cursos da área da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mariana da Costa Barros, Marília Nabuco Leva Ferreira de Freitas, Andrea Barros Benevides, Juliana de Moraes Ferreira, Beatriz Araújo Sardenberg, Eduardo Francisco Correa Lancelotti

03. Notificação compulsória de violência sexual contra a mulher: um instrumento no enfrentamento do fenômeno

Anna Paula da Silva Ferreira

04. Análise da implementação do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza no âmbito do CFCH

Matheus Oliveira de Paula, Gabriel Richard Barbosa Rodrigues, Gabriela dos Santos Bittencourt Cyrne, Giulia de Castro Lopes de Araujo

05. Mwana: Infância e relações raciais no Brasil e na África 

Gabriel Richard Barbosa Rodrigues, Matheus Oliveira de Paula, Gabriela dos Santos Bittencourt Cyrne

06. A moral estoica no cristianismo do século I d.C.: uma análise comparada da Carta de Paulo aos Romanos e das Cartas de Sêneca a Lucílio

Ian Ferreira Bonze

07. Clientelismo Militar na Tardo-República Romana: um estudo sobre a vitória de Júlio César na Guerra Civil de 49-45 a.C.

Amanda Prima Borges

08. Estudo de caso da prática evergético-caritativa na trajetória de Melânia, a Jovem (séculos IV e V d.C.)

Amanda Reis dos Santos

09. A percepção das cotas e o acesso às bolsas de assistência estudantil: O acesso à permanência.

Ilson de Souza Peres, Roberto Rodrigues Ribeiro

10. A Rainha Cleópatra VII: faces, distorções e percepções à luz dos autores romanos

Caroline Honoratto Teles

11. Atividades lúdicas e a ressignificação da relação da criança com o aprender

Daniela de Almeida, Ana Paula Vidal, Renata Linhares , Pedro de Albuquerque, Victoria dos Santos, Adriana Menna Barreto, Raphaela Machado

12. Finanças na Roma tardo-republicana: um estudo das relações entre credores e devedores nas Cartas de Cícero

Mayan Rodrigues Melo Braga

13. Percepções da esquerda pró-palestina nas universidades brasileiras sobre a questão palestino-israelense

Olga Christina de Oliveira Zunino

14. A importância dos apoios familiares na trajetória educacional de alunos cotistas 

Roberta Lima Costa, Maurillia Gaspar Rodrigues

15. Autoestima em escolares com baixo desempenho acadêmico

Amanda do Nascimento da Silva, Dayanne de Oliveira Silva, Larissa Lopes, Maria Carolina Soares Monteiro de Barros

16. A crítica de Clóvis Moura à escravidão passiva presente na historiografia tradicional brasileira 

Ilson de Souza Peres

17. Entendendo as consumidoras Tinderianas: O que o aplicativo representa para diferentes segmentos femininos

Mariana Barbosa de Souza

18. A Cultura Clássica nos trópicos: identidade e discursos de poder no Palácio do Catete

Mayan Rodrigues Melo Braga

19. Escadas nas produções cinematográficas: Cenografia ou Elementos Narrativos?      

Lucas Bohrer Studart

20. Atenção primária à saúde na graduação: uma experiência da Psicologia na APS

Fabiane Soares Marcondes , Livia Esteves Reis, Julia Braga, Verônica dos Santos Domingues, Ana Carolina Herdt Souza Santos, Veluma Martins da Encarnação, Daniela Pereira Mendonça,  Luiza Walter Parreira 

21. Jogo e Patrimônio: utilização de jogos didáticos na educação básica na perspectiva da História Pública

Maria Luiza Silva Patury e Souza

22. O culto de Nossa Senhora de Aparecida e a formação de uma comunidade imaginada por meio de peregrinações

Luciana Lourenço Gomes

23. Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense

Bianca Bastos, David Danzinger, Nina kertzman.

24. Depressão e climatério: um estudo sobre a associação entre sintomas neuropsíquicos, variáveis sociodemográficas e condições psicossociais.

Cristina Maria Duarte Wigg, Vanessa Lemos Da Costa Soares, Amanda Oliveira De Carvalho,Ligia Maria Rosalino Martins, Andressa Leal Martins, Telka Baiocchi

25. Prevalência de baixo desempenho escolar e perfil sociodemográfico de escolares atendidos pelo projeto PANDA

Amanda Oliveira de Carvalho, Ligia Maria Rosalino Martins,Larissa Alves da Silva, Andressa Leal Martins

26. Projeto Panda: Mídias sociais como ferramentas de democratização ao acesso de informações

Andressa Leal Martins, Amanda Oliveira de Carvalho, Isadora Gimenes Alves Couto

27. A construção de uma identidade suburbana na Praia de Ramos (1920-1950)

Milleni Freitas Rocha

28. O protagonismo das crianças no seu processo de alfabetização: a experiência de licenciandas na parceria escola e universidade

Chayney Andrade da Silva, Sâmela Mayra de Melo Barros

29. As estações do conhecimento: Experiência no Projeto de Extensão A parceria escola universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial dos alfabetizadores

Melissa Ruas Fonseca

30. Refletindo a prática: A experiência na formação inicial de professores alfabetizadores

Francine Albuquerque Xavier Caju , Karine Fidelis da Silva, Sabrina Rodrigues Silveira

31.Desligamento por óbito: Um estudo de caso dos docentes da UFRJ 

Andreza da Silva Lopes

32. Pulso Fluxo: Narrativas Poéticas na Cidade 

Felipe Ramos Rabello Pitzer de Souza, Pérola Quirino 

33. A "prevalência de gênero" em casos de violências não conjugais: um olhar sobre a aplicação da Lei Maria da Penha no I JVDFM

Amanda Vilela Tiago

34. Uma reflexão sobre os benefícios dos recursos tecnológicos na biblioteca escolar 

Ileana Silva Eugenio

35. A formação do professor alfabetizador no contexto do PIBID Pedagogia

Gabriel Murillo Rocha da Cruz

36. A equipe técnica especializada: penas e medidas alternativas em uma vara federal criminal na cidade do Rio de Janeiro

Alessandra Maia Gonçalves

37.A relação público-privado no contexto escolar do Rio de Janeiro: o Prêmio Itaú-Unicef

Amanda de Oliveira Pereira, Paulo Henrique Oliveira de Mesquita

38. A Psicologia na interface com o direito e sua inserção na Defensoria Pública

Elisa Martins Silva, Jaqueline Sério da Costa, Juliana Araujo Monteiro Gomes, Mateus Neto dos Reis 

39.50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ: Discursos em arquivo

Pâmela Dias Medes Viana Ferreira, Thays Merolla Piubel 

40. Oficinas de Arte: Um trabalho interdisciplinar entre a Psicologia e a Belas Artes

Bruna Mendes Roza Rodrigues, Bruna Alves Luna de Oliveira, Geraldo Filho

41. O Brincar na Favela 

Geraldo Leandro Gomes Filho, Bruna Alves Luna de Oliveira, Bruna Mendes Roza Rodrigues

42. Discutindo diversidade na escola

Marcella Neves Castro da Paz, Dulcinéa Gomes de Oliveira Rosa, Célia Maria Alves Ribeiro Karvowski

43. Corpo-vibrátil: uma ressignificação da experiência sensível no mundo a partir do curso de extensão Ser Corpo

Julia Melo Salgado Ferreira,  Paulo Antonio de Oliveira Muniz

44. Considerações sobre atendimento psicológico a alunos da UFRJ 

Simone Aparecida de Castro, Leonardo Aparecido Silva, Julie Anna Smith

45. Inquietações de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia acerca do processo de Alfabetização

Ingrid Fernandes 

46. Reflexões acerca das relações entre o trabalho em UTI e a saúde de profissionais em um hospital-escola

Lilian Landim Syrio

47.Condições e organização do trabalho em uma delegacia de polícia civil do estado do Rio de Janeiro 

Betina Carnevale Nessimian

48.A parceria escola e universidade na alfabetização: Construindo práticas 

Luana Vieira de Almeida Silva Miceli

49.O processo de patologização da agressividade no ambiente escolar

Bruna Alves Luna de Oliveira, Bruna Mendes Roza Rodrigues, Geraldo Leandro Gomes Filho

50.Análise crítica de duas experiências de intervenção no trabalho em Agências da Previdência Social

Elizangela Aparecida da Silva, Natasha Sofia Reis Balbino, Pâmela Damascena Oliveira

51.A experiência com a disciplina online “Professor Pesquisador e suas escritas” no âmbito do curso de aperfeiçoamento da UFRJ

Ana Carolina Oliveira Alves, Henrique Dias Sobral Silva

52.Proposta de avaliação psicológica e neuropsicológica na identificação do impulso agressivo em escolares com histórico de comportamento antissocial e dificuldade de aprendizagem

Erika Regina Barbosa Guimarães, Murilo Ramos Mariano

53.Adolescência e dificuldade de aprendizagem, uma questão trabalhada em grupo - um estudo de caso com estimulação neuropsicológica em um projeto de extensão universitária

Murilo Ramos Mariano, Maria Carolina Soares Monteiro de Barros

54.Leitor ou leitor(es)? a relação entre os estudantes de letras da UFRJ e a leitura literária

Flávia Pereira Ramalho

55.A psicanálise e o sujeito da ciência moderna

Maria Nogueira Scarambone Zaú

56.Dependência de jogos eletrônicos: sintomas e consequências psicossociais para seus usuários

Cristiane Monica de Oliveira, Danielle Pinheiro Martins,Joyce Domingues da Silva Oliveira, Nathalia Morais Viana Arripia

57.A importância da inserção de profissionais de saúde no Comitê Técnico de Saúde da População Negra

Ana Carolina Borges Lopes, Fernanda do Vale Santos, Mariana Suzano, Isabel Cristina Lopes Barbosa

58.A identidade visual de um curso de extensão sobre o desenvolvimento de jogos digitais na educação

Paloma dos Reis Araujo, Luiz Felipe Abreu Almeida,,Pedro Augusto Rocha da Silva Guerra

59.Minhoca de Metal

Alice Farias de Araújo,Alice Freitas do Nascimento, Cristiane Santos Marcelino, Erica Menezes de Souza , Jonas Caetano Linhares, Karla Inajara do Amaral Raymundo, Luciana Simões da Silva, Maria Alice Arrais Pereira, Maria Raquel Cavalcante Rodrigues, Stefanie Alves de Araújo, Tainá Silva de Oliveira, Thais Souza da Costa

60.Oficina gerando conhecimentos no projeto de extensão parceria escola e Universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial dos Alfabetizadores

Larissa Agnes da Silva

61.Analisando o impacto emocional do diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG)

Nathalia Morais Viana Arripia, Ana Paula Moreirão Manzani, Fernanda Vivas de Souza Santana

62.Violência contra a mulher: uma importante análise de políticas públicas 

Christina Almeida da Costa

63.A vida na ponta dos pés: Sofrimento psíquico e normalidade sofrente em bailarinos clássicos

Juliana Monteiro de Godoy

64.A atuação da arte na exploração de fronteiras: um caminho para a (re)existência

Carolina Fonseca, Ítalo Santos, Larissa Morgado, M. Alice Nahes, Mariana Moreno 

65.Deixa os garoto brincar: a brincadeira como uma ferramenta de intervenção na psicologia 

Raquel dos Santos Guimarães, Cássio Gomes Rodrigues dos Santos

66.Normalidade sofrente: proposta de instrumento na investigação do fenômeno em bailarinos clássicos

Juliana Monteiro de Godoy, Erick Silva Vieira

67.Implicações éticas em psicanálise: O desejo do analista como resposta à demanda de felicidade

Gabriele Andrade Rizzo Rodrigues, Thamires Aparecida Pereira

68.Heidegger, Dreyfus e a questão da técnica

Arthur B. da Costa, Robson R. de O. Furtado Jr.

69.Sobrevoos poéticos: práticas de mediação leitora no projeto de extensão “Fragata: itinerâncias literárias”

Cristiane Hervey Barbosa

70.Ideias e tentativas de suicídio: considerações para a universidade

Simone Aparecida de Castro 

71.Disputas territoriais em América Latina: lutas e resistências. O conflito Munduruku  X  Hidrovia Teles – Pires Tapajós

Juliana Lopes Fonseca, Larissa de Azevedo de Moura

72.Políticas Públicas de Qualificação Profissional de Adolescentes e Jovens: uma análise sobre a Lei da Aprendizagem

Jacqueline de Paula Lima Lobo

73.Território dos afetos: Análise de implicação como dispositivo de intervenção

Julie de Novaes Tavares

74.Escolha na escola: Análise do processo de construção de campos de possibilidade frente ao futuro profissional 

Carlos Eduardo Nazario Elias, Julie de Novaes Tavares, Tainá Pereira Lima e Silva

75.O ideal de família e a concepção de negligência

Camila Fernandes Rodrigues, Karina da Silva Vieira 

76.Devolução de crianças e adolescentes em vias de adoção: desafios para o Judiciário

Juliana Valladares Guimarães Taboada, Mariana Rodrigues, Sarah Farbiasz

77.Criando Jogos Digitais no Ensino Fundamental

Pedro Augusto Rocha da Silva Guerra, Luiz Felipe Abreu Almeida, Paloma dos Reis Araujo

78.Marginalizando: a prática do Slam Poetry como incentivo à escrita criativa em escolas públicas

Tamires Ferreira Caxias, Davi Bretas dos Santos Pessanha

79.Panorama legal da inserção de orientadores educacionais nas escolas municipais fluminenses

Izabel Cristina de Souza

80.Trajetórias acadêmicas e profissionais de orientadores educacionais nas escolas públicas municipais fluminenses

Izabel Cristina de Souza

81.O manejo dos afetos na constituição do verdadeiro e falso self: presença, implicação e cuidado

Bárbara Prado Barcelo Machado, Thamires Aparecida Pereira

82.Impacto de práticas de Psicologia Clínica Transdisciplinar da performance profissional e formação do fisioterapeuta

Patricia Morales Monteagudo, Ana Carolina de Souza

83.Processos Alternativos da Fotografia: ensino, pesquisa e extensão

Fernando Rodrigues

84.Sofrimento psíquico e perspectivas de escolha, futuro e vida

Anna Carolina Cardoso de Abreu, Raquel dos Santos Guimarães

85.Juventude, Consumo e Escola: construindo diálogos

Pedro Henrique de Oliveira de Souza 

86.Crises e processos de subjetivação: a experiência de ser no contemporâneo

Caíque Azael Ferreira da Silva

87.Redes Sociais e Conflitos Urbanos na Maré 

Lohanna Giovanna Gonçalves da Silva

88.Projeto Escola e Universidade: Consonâncias, Saberes e Formação

Luana Vieira de Almeida Silva Miceli, Thaís Yunes Pereira, Eduardo Alves Inez, Isabel Cristina Carneiro da Silva, Izabel Cristina de Souza, Jeane Alves da Silva, Letícia Oliveira Souza, Marcella da Silva Estevez Pacheco Guedes, Rodrigo de Brito dos Santos

89.Da falha do recalque e seus efeitos de estranheza

Erileide Nielly Rodrigues, Juliana Landeira do Vale

90.Construindo Redes a partir do acolhimento universitário: a experiência da SANA no Instituto de Psicologia da UFRJ

Caíque Azael Ferreira da Silva, Luiza Contreira Pereira Mendes

91.Comparação entre medidas de controle inibitório em crianças: teste dos 5 dígitos e stroop

Clarissa de Carvalho Abreu; Abner Oliveira Barros; Juliana Muniz Furtado; Douglas Dutra; Priscila do Nascimento Marques

92. Navegando pelo aplicativo EVISU: análise da informação disponível sobre o enfrentamento à violência sexual contra mulher

Andrea Barros Benevides, Marília Nabuco Leva Ferreira Freitas, Mariana da Costa Barros, Juliana de Moraes Ferreira, Anna Paula da Silva Ferreira, Maria Fernanda Pinto da Silva, Rodrigo Belcastro Pereira 

93.Desligamento por óbito: Um estudo de caso dos docentes da UFRJ

Andreza da Silva Lopes

94. Integralidade, moralidade ou conveniência: A Câmara dos Deputados na regulação de medicamentos derivados da Cannabis no Brasil.

Joice Paneze de Azevedo Braga