Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2016
Editorial 2016
O lançamento dessa edição especial da Revista do CFCH publicando os trabalhos selecionados na 7ª Semana de Integração Acadêmica (7ª SIAC) sinaliza a importância da produção discente no âmbito das pesquisas desenvolvidas pelas unidades acadêmicas e órgãos suplementares no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no ano de 2016.
A comunicação de trabalhos, seja na modalidade pôster ou oral, na 7ª SIAC pelos alunos de graduação sintetiza um momento valoroso da formação profissional oportunizado pela participação em pesquisa, sob orientação de docentes e alunos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Essa experiência rica de aprendizado, para muitos alunos, além de um momento de troca de experiências, é a primeira oportunidade de demonstrar capacidade de elaboração de texto, dando visibilidade à produção vinculada aos estudos durante o ensino de graduação articulado à atividade de pesquisa.
Para tal, merece destaque o necessário e fundamental apoio à política de Iniciação Científica na universidade pública por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através da concessão de bolsas que permitam o enraizamento dos alunos de graduação a projetos acadêmicos, garantindo uma inserção integral à vida acadêmica.
Nesse sentido, a qualidade dos trabalhos indica a maturidade na inserção dos alunos na interação com grupos de pesquisas consolidados nas diferentes unidades do CFCH.
A despeito das condições muitas vezes adversas pelas quais vem passando a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o esforço, a capacidade de mobilização e o compromisso dos docentes, técnicos-administrativos e discentes com uma formação de qualidade, vêm permitindo a realização tanto da 7ª SIAC quanto dessa publicação.
A Decania do CFCH e a Coordenação da 7ª SIAC no Centro realizaram a Jornada num desenho que dinamizou e potencializou o debate dos estudantes sobre seus trabalho: a organização de 82 sessões em uma única fase distribuída nos três turnos da Semana de Integração Acadêmica. Para os indicados como melhor trabalho de cada sessão, abre-se a possibilidade da publicação do resumo expandido a partir dos procedimentos adotados nas revistas acadêmicas. A 7ª SIAC foi precedida de debates no âmbito da coordenação ampliada, com representantes de todas as unidades e órgãos suplementares e o Conselho de Coordenação de Cento, levando em consideração também o número de trabalhos inscritos.
Mais que um prêmio para os trabalhos que se destacaram, essa iniciativa de publicação dos resumos apresentados na 7ª SIAC, busca exercitar uma outra atividade na construção de conhecimento, fortalecendo as especificidades da pesquisa no nível de graduação na área das Ciências Humanas e Sociais.
Profª Lilia Guimarães Pougy
Decana
Profª Ludmila Fontenele Cavalcanti
Superintendente Acadêmica
Decania do Centro de Filosofia e Ciência Humanas
EDITORIAL
Os trabalhos apresentados nesta edição da Revista do CFCH foram selecionados na 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ; evento que articulou a XXXVIII JICTAC (Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural), o 13º Congresso de Extensão e a VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ- Macaé.
Realizada em outubro de 2016, a 7ª SIAC se caracterizou por uma série de inovações, tanto de ordem organizativa quanto nas formas de participação. Uma nova plataforma digital foi criada e, além das tradicionais sessões de pesquisa e de extensão de cada centro, os participantes desta edição da Semana de Integração Acadêmica puderam escolher inserir seus trabalhos em duas novas modalidades: sessões de pesquisa intercentro – constituídas por pesquisas de diversos centros – e sessões de pesquisa/extensão – formadas por trabalhos cujo foco estivesse na articulação entre estes dois elementos. No âmbito do CFCH, foram realizadas 85 sessões, onde se apresentaram 450 trabalhos.
As sessões e seus debates abordaram temáticas diversas, refletindo a variedade e a riqueza das questões abordadas nas unidades do CFCH. Tivemos sessões que debateram assuntos relacionados à educação, ensino e práticas pedagógicas; outras trataram de relações de gênero e questões culturais e identitárias. Houve também as que abordaram trabalho, mercado, movimentos sociais, mobilidade e refúgio, direitos humanos, prisões, questões urbanas e política internacional, assim como arte, estéticas contemporâneas, cognição e cognitivismo, representações e imagens, metafísica e religião.
Cada sessão contou com um coordenador e um avaliador, os quais conduziram o andamento da mesma, organizaram o debate e avaliaram os trabalhos apresentados em cada uma delas. Os trabalhos a seguir são aqueles que foram indicados pelos coordenadores e avaliadores das sessões de pesquisa unicentro do CFCH. Seguindo a decisão assumida desde 2013 no CFCH, de enfatizar a possibilidade de divulgação das pesquisas para além da academia, os resultados aqui publicados se tornam acessíveis a todos os interessados; eles são fruto do debate e da troca experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos, e constituem os primeiros trabalhos das novas gerações de pesquisadores da UFRJ.
Boa leitura!
Fernando Rabossi e Patrícia Silveira de Farias
Coordenadores do CFCH – 7ª SIAC 2016
Alexandre Nasajon
Aline Maia Diniz
Contribuições do desenho para a pesquisa antropológica em territórios da periferia urbana
Amanda Nascimento de Carvalho Reis
Amanda Vilela Tiago, Eduardo Francisco Corrêa Lancelotti, Lívia Rangel de Christo Nunes, Rodrigo Belcastro Pereira, Brenda Fischer Sarcinelli Pacheco, Cecília Teixeira Soares
Andressa M. Gomes de Oliveira Duarte, Camila Tavares Rodrigues
Beatriz Moreira da Costa
A releitura do Peronismo feita por Menem
Bernardo Borges Baião Guimarães Fernandes
O conceito de Orpha e os efeitos do trauma sobre o aparelho psíquico em Ferenczi
Bianca Gerk, Paula Ferrarese Barbosa
As Práticas Socializadoras das Camadas Populares: família e educação Infantil
Blenda Luize Chor Rodrigues
Processo de direção de cena e movimento - Projeto EncenAÇÃO 2016 CAp UFRJ
Bruno Damião, Daniella Fiaux
Levantamento Ambiental em Produção Teatral
Calvin Fernandes Clara Barbosa, Ana Carolina Pereira Mandolini, Diego Assis
Pinto, Larissa Guimarães e Silva
Necessidade, trabalho e moralidade: a representação de mulheres nas páginas da revista Careta
Camila Ferreira Figueiredo
Proposições Parlamentares Sobre Licenças Maternidade e Paternidade no Brasil (2000-2015)
Carina de Araújo, Jéssicka Silveira
Carlos Eduardo Borges da Cruz Siqueira
Disputas de Sentido nos Tweets do Impeachment
Carlos Eduardo Barros, Danilo Carvalho
Nativos e Outsiders: o cosmopolitismo na virada do século XIX para o XX
Carolina Mann de Oliveira
A comunicação nos tempos da Internet: variáveis comunicacionais presentes no site do Booking
Clara Almeida
Um ensaio etnográfico entre os Ojibwa Setentrionais
Clara Fortes Brandão
Vicissitudes do trauma: psicanálise e escrita
Clara Martins Fontes
Preguiça como crítica cultural em Mário de Andrade e Monteiro Lobato
Clara Miranda Moreira da Fonseca, Francisco Kerche Nunes
O Programa de Tutoria para Professores Iniciantes da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
Daianne Bastos Xavier, Adriana de Oliveira Milagres
Daniel Lopes de Castro
Efeitos dos resultados educacionais no ensino superior brasileiro
Diego Nunes da Rocha
Conselho Nacional do Petróleo: a Segunda Guerra e o combustível
Douglas de Jesus Gonçalves, Odara Dias Philomena, Pérola da S. Quirino Ribeiro
Fabiana Martins Nascimento
A mudança da prática testamentária no Rio de Janeiro setecentista - de Dom José I a Dona Maria I
Fernanda Fontes de Azevedo
Fernanda Lahtermaher Oliveira
Fotografia e guerra: a produção fotográfica de Augusto Flávio de Barros na Guerra de Canudos
Gabriel Pereira de Carvalho
Foucault: estética da existência como resistência ao poder
Gabriel Vilarinho João do Prado
Gravidez pós-cirurgia bariátrica: perfil psicossocial e assistência multiprofissional
Gabriela Freitag Távora, Mayara Vargas de Lima, Thamyres Duque Estrada Cuntin,
Betina Carnevale Nessimian, Laila Pires Ferreira Akerman, Lívia Bartha de Mattos Almeida
Escolas ou prisões: as semelhanças destas instituições e sua inserção na sociedade
Giuliana Volfzon Mordente
Henrique de Bem Lignani
Ian Calvet Marynower
Iara Machado Frota Pinheiro
Iris Ramos Lacava Ferraz
Condomínios populares e impactos sobre as relações de trabalho de seus moradores
Agatha Tayllinn Camilo Fortes, Jéssica da Silva Santos
Aline Barreto, Deborah Ambre, Joyce Diniz, Raquel Andrade, Raphaela Machado, Stéfani Abbate
Julia Villela Canario Arruda
A atuação do professor de Educação Física em equipes multidisciplinares de saúde: o caso dos CAPSad
Juliana Dias de Lima
O desejo e a Norma: uma contribuição psicanalítica ao debate de gênero
Laura Mumic Lisboa Silveira
Acervos de História Oral: questões teórico-metodológicas e desafios técnicos
Ana Caroline Alencar, Barbara Fuentes, Gabriela Machado, Lays Corrêa
Ana Carolina Lacerda , Letícia do Valle, Lívia de Azevedo, Polyana Rodrigues
Compreendendo o Currículo de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Lívia da Silva Queiroz
Perspectiva de gênero nas prisões: uma análise da maternidade no contexto prisional
Lívia Rangel de C. Nunes
Cáucaso do Sul na estratégia de segurança energética da União Europeia
Luana Marques Araujo
Lucas Domingues Torres do Nascimento
Lucas Ferreira Bomfim Sousa , Thayane Queiroz S. de Jesus
Luciana Araújo De Souza
O inconsciente freudiano: a radicalidade de uma práxis
Luisa Sader
A “POPTIZAÇÃO” do Funk: mercantilização, hegemonia e resistência na cultura popular
Marcos Vinícius Marinho Silva da Costa
O Âmbito da Liberdade: o Conceito Racional de Direito na Filosofia de Immanuel Kant
Maria Estela de Azevedo Guedes
Rose Marie Muraro e os feminismos no Brasil
Mariana Brasil de Mattos
Corpo e Alma em Descartes: distinção, união, interação
Marina Almeida Monteiro
Mayan Rodrigues Melo Braga
Estudo do Corpo em Cena com não atores - uma experiência com alunos do ensino médio do CAp/UFRJ
Mayara Tenório Gomes
Assistência estudantil: a saúde mental como condição de permanência na universidade
Micael Jayme Casarin Castagna, Natasha Iane Magalhães
Batismo e conversão: uma análise comparativa de De Trina Mersione e De Correctione Rusticorum
Nathália Serenado da Silva
Rio de Janeiro: Narrativas e sentidos de uma cidade construídos nas aulas de História
Luciana de Rezendes Ferreira da Silva,Pâmela Dias Medes Viana Ferreira, Thays Merolla Piubel
Práticas educacionais na creche: a afetividade como eixo
Rachel Martins Arenari Razuk
Rafael de Souza Lima, Laura Silva Campos Lessa, David Lima Brito, Paulo Henrique Mendes da Cunha
Raiza Maia Calheiros
Refugiados sírios entre Direitos Humanos e a política internacional: dilemas na “fronteira” turca
Priscila de Oliveira Lima Braga, Raquel Damasceno França, Thayane Queiroz S. de Jesus
Rayana Tavares de Oliveira Bueno
Rayane Barreto de Araújo
Rebeca Patrícia Mendonça Machado, Paula Cunha de Lemos
Modos de conhecer: distinção entre a priori e a posteriori
Renata Martins Prado Matos Augusto
Sergio Dias Guimarães Junior
Ingestão de bebidas alcoólicas por gestantes: consequências no desenvolvimento do bebê
Tatiane Veríssimo da Silveira Meirelles
Thais Vivacqua Souza
Thays Merolla Piubel
Educação Medicalizante: uma análise sobre o processo de medicalização na escola.
Vanessa Cristina Alves Lima
Na corda bamba da cidadania: trajetórias de vida no Rio de Janeiro
Victor Costa, Isadora Gran
Da sala de aula à performance: a potência emancipadora da arte
Vinícius Gusmão Martins
Vítor Lemos de Santana
Vítor Rodrigues Ferreira
A Gastronomia na valorização da comida de boteco
Rodrigo Gomes da Cruz, Filipe Augusto Ramos Rodrigues
Reflexões sobre a formação continuada docente: a autoria na prática
Roberta de Souza Botelho Oliveira