Editorial 2020

Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2020

 

A publicação de trabalhos indicados pelos avaliadores de sessões da SIAc é uma prática consolidada no CFCH. Não por acaso, estamos na nossa enésima edição extraordinária da Revista, todas dedicadas exclusivamente à publicação de trabalhos apresentados na SIAc por estudantes do CFCH.

Este número, todavia, traz uma particularidade: foi produzido no contexto da pandemia de COVID-19, que nos obrigou a enormes inflexões em nossas práticas e à busca de soluções inovadoras para a realização das nossas tarefas.

Depois de um primeiro momento de grande incerteza, a UFRJ conseguiu rapidamente se reorganizar, mobilizando suas forças e suas capacidades para a retomada das ações de ensino, extensão e pesquisa.

Foram inauguradas e/ou reforçadas modalidades de diálogo e de produção de ações, com forte apoio dos suportes digitais e dos chamados ambientes virtuais, proporcionando a ampliação das nossas práticas e dos nossos conhecimentos acerca dos nossos fazeres.

Assim foi que, mesmo com todos os inéditos desafios impostos pelo contexto da pandemia, a UFRJ seguiu produzindo ciência, arte e cultura, continuou desenvolvendo ações de extensão e continuou formando pessoas.

Dentro desse movimento, conseguimos realizar, de 22 a 26 de março de 2021, a XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, ainda que fora do desenho da SIAc. Foi o movimento possível. E não foi pouco, considerando-se as condições disponíveis. 

É com satisfação, portanto, que convidamos à leitura dos 69 trabalhos indicados para publicação, em razão da seleção realizada pelos avaliadores de sessões do evento. Eles são prova da nossa resiliência e da nossa capacidade de produzir conhecimento.

 

 Prof º  Marcelo Macedo Corrêa e Castro

Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas


01. Mais fortes são os poderes do papa? A repercussão da promulgação do dogma da infalibilidade papal nos periódicos do Recife e do Rio de Janeiro (1869-1875)

Eric de Oliveira Pinto

02. Pandemia Covid-19: saúde mental de crianças e adolescentes

Isabella Maria Felix de Almeida Coutinho, Isabelle Cristine da Silva, Larissa Bezerra Lopes

03. Um exame das concepções de nação e cidadania em crônicas de Lima Barreto

Jamarc Teixeira Assis da Silva

04. A relação de continuidade ou ruptura entre as abordagens corporificadas e a tradição em ciências cognitivas

Gabriel Moreira Francisco

05. O Processo de Recredenciamento de uma Escola de Governo e seus Arranjos Institucionais: uma Análise sobre o PDI

Mayara Cristina da Silva Faustino

06. Dores e vinganças femininas: as tragédias de Medeia e Fedra, de Eurípides

Giovana Vicchione M. Sarmento

07.Desafios da assistência psicológica na resposta ao desastre tecnológico da Emprssa Vale® no município de Brumadinho (Minas Gerais / Brasil)

Ariel Denise Pontes Afonso

08. Crianças e telas digitais no contexto de isolamento durante a pandemia de COVID-19: Resultados preliminares

Cassia  Patricia Barroso Perry, Laura Freire Nasciutti, Marina Teixeira Andrade, Thalita Martins

09. Agente de Apoio à Educação Especial: uma análise sobre as atribuições e práticas no processo de inclusão em educação               

Jéssica Cristina Mascarenhas Fernandes

10. Movimento Escola Sem Partido e os processos de subjetivação no território educacional

Roberta Teixeira de Oliveira

11. O Mal-estar docente em tempos de pandemia                             

Paula Porto Barbosa

12. O magistério e o celibato pedagógico feminino: debates e polêmicas no meio social carioca em finais da década de 1920

Felipe de Carvalho Ferreira

13.  A importância da leitura para a aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para alunos com surdez na alfabetização 

Lidiane Moraes Buechen Lemos ,Maicon Salvino Nunes de Almeida

14. Análise de artigos sobre família monoparental feminina

Maria Fernanda Pinto da Silva

15. Discursos acerca das travestilidades indígenas dos mbayá-guaicurus (XVIII-XIX): apagamentos e silenciamentos

Dandriel Henrique da Silva Borges

16. Construindo coletivos pela igualdade de gênero: diferentes formas de interlocução

Mariana Binatti Chiote

17. Construção de uma cartilha educativa como tecnologia de apoio e promoção do cuidado em saúde mental no climatério feminino

Ana Cristina da Silva

18. Luiz Werneck Vianna e a revolução passiva à brasileira (1983-2007)

Natália Akemi Elias Hirose

19. Entre trajetórias escolares, expectativas e ações: um ciclo contínuo

Andressa Folly Fonseca

20. Um novo formulário de risco: a “avaliação nacional do fator de risco”

Jade Martins Leite Soares

21. Heidegger e o Enativismo: alternativas fenomenológicas ao problema da alteridade

Pamella Rothstein, Marcos dos Santos Maselli Júnior, Pedro Queiroz Feitosa de Albuquerque

22. Caminhos interpretativos para o problema dos dados empíricos na fenomenologia de Merleau-Ponty         

Pedro Queiroz Feitosa de Albuquerque, Marcos dos Santos Maselli Júnior, Rafaela Gonçalves da Silva Ferreira

23. O atendimento online por um CAPSi às mães de crianças com autismo na pandemia da Covid-19

Fernanda Vivas de Souza Santana

24. Uma intelectual na Antiguidade: um estudo da trajetória educacional da Rainha Cleópatra VII

Caroline Honoratto Teles

25.Análise de discurso bolsonarista em perspectiva comparada com o lulismo

Allegra Levandoski

26. EncenaAÇÃO ONLINE:   Construção cênica nas janelas virtuais

Igor Augusto Capanema Guimarães, João Pedro Cordella, Luna Becker Schmid, Maria Luísa Lopes Grimaldi

27. A Violência Vivenciada por Mulheres no Contexto de Relacionamentos Homoafetivos

Evelyn Carolinne Rangel Chagas

28. Narrativas de dor: Reconstrução e reivindicação de mulheres atingidas pelas chuvas de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro

Ana Caroline Almeida

29. Ressentimento e justiça moral: a recepção do julgamento de Eichmann na imprensa judaica no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina (1960-1990)

Ivan Mendonça Chor, Gabriel Richard Barbosa Rodrigues

30. O impacto do fechamento das escolas pela pandemia do Covid-19 e o potencial do Ambiente de Aprendizagem em casa na manutenção das desigualdades educacionais em crianças da Educação Infantil

Isabela Ebel Lopes, Monique de Jesus, Emília Carolina Augusto

31. Morte, Vida e a Clínica: Ideação suicida, afirmação de vida digna e o papel clínico

Rafael Guimarães Vasconcellos

32. Investigando a associação entre TDAH e metilfenidato: as consequências e o campo de possibilidades

Nayara Falcão de Aguiar Oliveira, Luan Gall Gagliardi Quaresma Ramos, Luana Rodrigues Zabot, Lucas Rangel Schirmer, Marina Diuana Martins

33. Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos na imprensa dos anos 1940

Arthuro Roberto Araujo Ramos, Helena Barsted Young, Thaísa Ramos Lima

34. Uma alternativa às políticas centralizadas: analisando a experiência da rede municipal de Niterói na produção do referencial curricular

Wesley Oliveira do Nascimento

35.  Teatro Urgente de Augusto Boal

Pedro Barroso Mantel

36. Lute como uma mãe: O movimento de mães de vítimas de violência de Estado

Simone Almeida Pinto

37.Violência de gênero em tempos de pandemia por Covid-19: uso de cartilhas como estratégia de prevenção

Ana Paula Moreirão Manzani, Auanna Marques Silva, João Victor de Freitas Falck

38. Gênero e discurso: uma análise do ideal de maternidade construído no início do Império Romano (27 a.C. – 14 d.C.)

Luisa Amado Monteiro

39. Construção identitária negra na luta por e pela Educação

Odara Dias Philomena

40. O impacto da Covid-19 na formação dos quadros Científicos: Trajetórias e futuros dos estudantes da UFRJ

Anna Clara Gonçalves, Daniele Meirelles Lambert,  Luana Papelbaum Micmacher

41. Cognição Corporificada em tempos de pandemia: uma prática corporal-coletiva virtual

Mayara Monteiro Fernandes do Nascimento, Maryssol Monteiro Fernandes do Nascimento, Paula Caroline de Moura Burgarelli

42. Corpo-território e Território-corpo: Relações Possíveis

Karol Noberto Guimarães

43. Criado mudo: A herança escravocrata na relação do trabalho doméstico no Brasil

Tainá de Oliveira

44. O exercício de poder na mídia e sua influência na naturalização do encarceramento feminino 

Amanda Laporte

45. A UFRJ e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)

Fernanda Wanderley Paes, Gabriela Oliveira Gayer

46. Explorando Investigativamente o Universo Micro

Adriano da Silveira Ramos da Silva, Larissa Espindola Alves Rodrigues, Monique Ferraz Costa

47.  O caso Sleeping Giants: desinformação e boicote automatizado em rede

Beatriz Valiante Dominguez, Bruno Mauricio Mattos Martins , Carlos Eduardo Barros Pinto, Débora Gomes Salles, Giulia Vitoria Araujo Costa, Renato Beaklini Taborda França, Samantha Pinto do Nascimento Rosado

48. Acessando uns aos outros: Encontros com a deficiência na Universidade

Karina Maria Lisboa Rubin, Layla Monçores da Silva de Paula

49. Ativismo Intelectual de Mulheres Afrodescentestes: Raízes, Rotas e Epistemologias nas Ciências Humanas de Azoilda Loretto da Trindade

Larissa Simeão Baptista dos Santos

50. As representações da Ditadura Militar Brasileira na Série Animada Infanto-juvenil 'Irmão do Jorel' (2014)

Gabriela Oliveira Gayer

51. Medicalização da Educação: uma discussão a partir dos documentos oficiais

Mariana Martins de Almeida, Paula Porto Barbosa

52. Coletivo Bonobando:  reinvenção artística na crise do Coronavírus

Hugo Bernardo Souza

53. Aplicativos de saúde mental na Economia Psíquica dos Algoritmos: “Tudo por conta própria”

Helena Strecker, Manuella Caputo

54. Os saberes Psi no contexto da digitalização: um olhar a partir da física social de Alex Pentland

Helena Strecker

55. Medo e vergonha na Odisseia

João Pedro Barros Guerra Farias

56. O protagonismo das crianças pequenas na organização do espaço na creche: “A gente arruma de um jeito e eles vão lá e bagunçam mostrando que não é essa arrumação que eles querem”

Giulia de Carvalho Moreira

57. Cinema e História Medieval

Elisa Silva de Carvalho

58. A questão da Fome no Brasil

Rebecca TIllmann Pompe Scholler Pires, Ingrid Santa Rosa da Costa

59. A difusão do risco e o cuidado crônico de si

Alice Portela Sales Da Costa, Gabriel Cabral Gonçalves Gomes

60. A autoria no processo didático pedagógico em meio digital: a alfabetização em tempos de pandemia

Daniele Sueira de Lira,Marcela Oliveira de Medeiros, Albert Douglas Silva da Cunha, Larissa Vicente do Nascimento, Alvaro Jorge Santos de Carvalho, Gabrielle Moutinho Moreira

61. Militarização social, guerra psicológica e fatalismo: possibilidades de enfrentamento à violência política pela via da Extensão Popular

João Gabriel Pires de Queirós

62. Jornalismo Construtivo e Rio de Janeiro: Um novo enfoque para as notícias

Ramon Valença Moniz de Andrade

63. Saúde, Subjetividade e trabalho de entregadores por aplicativo durante a pandemia do COVID-19

Gabriela Siqueira Salomão, Sarah de Paulo Amaral

64. Recordar é resistir: as Abuelas de Plaza de Mayo: Memória como ação política de resistência ao longo do período ditatorial argentino (1976-1983)

Camila Feitosa

65. Disciplina, Trabalho e Devoção: uma análise da Regra da Comunidade dos Manuscritos do Mar Morto

Victor Lisbôa da Fonseca Santos

66. História do Currículo como História do Presente: efeitos na produção e uso de materiais didáticos para o ensino de Ciências e Biologia

Sareh Almeida da Silva, Érico Atílio Teles, Valmíria Moura, Luiz Rodrigo Souza

67. A concentração e diversificação do Ensino Superior Brasileiro em 2010 e 2019

Bruna Milanski, Carolina de Medeiros, Tayná Mendes

68. Uma história de amor sertaneja – a representação do cangaço e da cangaceira no filme Lampião e Maria Bonita (1982)

Juliana Amorim Silva

69. Eleições Municipais 2020: campos políticos, conflitos e novas temáticas

Daniel Sousa, Rennan Pimentel, Maria Luiza de Freitas, Carlos Eduardo Beda, Letícia Silveira, Renata Santiago