Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2017
O lançamento dessa edição especial da Revista do CFCH publicando os trabalhos selecionados na 8ª Semana de Integração Acadêmica (8ª SIAC) sinaliza a importância da produção discente no âmbito das pesquisas desenvolvidas pelas unidades acadêmicas e órgãos suplementares no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no ano de 2017.
A comunicação de trabalhos, seja na modalidade pôster ou oral, na 8ª SIAC pelos alunos de graduação sintetiza um momento valoroso da formação profissional oportunizado pela participação em pesquisa, sob orientação de docentes e alunos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Essa experiência rica de aprendizado, para muitos alunos, além de um momento de troca de experiências, é a primeira oportunidade de demonstrar capacidade de elaboração de texto, dando visibilidade à produção vinculada aos estudos durante o ensino de graduação articulado à atividade de pesquisa.
Para tal, merece destaque o necessário e fundamental apoio à política de Iniciação Científica na universidade pública por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através da concessão de bolsas que permitam o enraizamento dos alunos de graduação a projetos acadêmicos, garantindo uma inserção integral à vida acadêmica.
Nesse sentido, a qualidade dos trabalhos indica a maturidade na inserção dos alunos na interação com grupos de pesquisas consolidados nas diferentes unidades do CFCH.
A despeito das condições muitas vezes adversas pelas quais vem passando a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o esforço, a capacidade de mobilização e o compromisso dos docentes, técnicos-administrativos e discentes com uma formação de qualidade, vêm permitindo a realização tanto da 8ª SIAC quanto dessa publicação.
A Decania do CFCH e a Coordenação da 8ª SIAC no Centro realizaram a Jornada num desenho que dinamizou e potencializou o debate dos estudantes sobre seus trabalho: a organização de todas as sessões em uma única fase distribuída nos três turnos da Semana de Integração Acadêmica. Para os indicados como melhor trabalho de cada sessão, abre-se a possibilidade da publicação do resumo expandido a partir dos procedimentos adotados nas revistas acadêmicas. A 8ª SIAC foi precedida de debates no âmbito da coordenação ampliada, com representantes de todas as unidades e órgãos suplementares e o Conselho de Coordenação de Cento, levando em consideração também o número de trabalhos inscritos.
Mais que um prêmio para os trabalhos que se destacaram, essa iniciativa de publicação dos resumos apresentados na 8ª SIAC, busca exercitar uma outra atividade na construção de conhecimento, fortalecendo as especificidades da pesquisa no nível de graduação na área das Ciências Humanas e Sociais.
Profª Lilia Guimarães Pougy
Decana
Profª Ludmila Fontenele Cavalcanti
Superintendente Acadêmica
Decania do Centro de Filosofia e Ciência Humanas
01. Williamson e a superficialidade da distinção entre conhecimento a priori e a posteriori
Renata Martins Prado Matos Augusto
02. Escolhendo o futuro: experiências com estudantes concluintes dos Ensino Fundamental e Médio a partir da análise do vocacional
Anna Becker , Anna Carolina Cardoso de Abreu, Erick Silva Vieira, Patrick Silva Botelho
03. Circulando um corpo: o trabalho do jovem D
Aline Coelho de Freitas; Nathalia Arruda Ribeiro
04. Máscara Neutra para não atores: uma experiência com Ensino Médio do CAp/UFRJ
Mayara Tenório Gomes
05. A reforma do ensino médio: o novo que nasce velho
Mariana de Lima Nery
06. Uma Maré de Inseguranças
Luiz Augusto Ferreira Lourenço
07. Entre a experiência e a escrita: o que pode um curso sobre corpo e educação?
Caroline Souza da Silva, Juliana de Almeida Gomes
08. Os conceitos de ser e essência em Tomás de Aquino
João Paulo Oliveira Carneiro
09. O poder do figurino: história, cinema e moda em “Sabrina” (1954)
Caroline Lardoza Diniz
10. A Revolução Cultural Chinesa e a produção de subjetividades
Victor Pimentel Ferreira
11. A pseudo inclusão de estudantes refugiados congoleses no município de Duque de Caxias/RJ: Resultados da pesquisa
Maicon Salvino Nunes de Almeida
12. Processo de direção de cena e movimento: EncenAÇÃO 2017 CAp UFRJ
Aline de Oliveira Rosa Moreira, Vinícius Thales Damião de Andrade
13. Cenas de leitura: representações do ensino de Literatura
Luísa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira
14. A pregação na Primeira Idade Média: considerações sobre o caso de Cesário de Arles (502 – 542)
João Victor Machado da Silva
15. A importância da leitura oral e compartilhada para a formação do leitor literário na escola
Alexandra Cristina Evangelista dos Santos, Cynthia Santana Emmerich, Iasmin dos Reis Ferreira, Jéssica Laura Nery Gonçalves, Nathália Affonso Nascimento, Elaine Lenzi de Carvalho
16. “É uma Rede Bem Tóxica”: percepções e usos dos usuários brasileiros dentro da rede social Facebook
Ticiane de Faria Toledo
17. Antropologia e processos transnacionais: povos indígenas, missões religiosas e desenvolvimento
Helena Silva Corrêa Candido
18. Serviço Social: seguindo em frente em direção ao passado? Análise das suas requisições institucionais, atribuições e competências no âmbito das políticas sociais
Platini Boniek Sardou da Silva
19. Conversas entre professorxs: imagens de autoria docente
Anderson Henrique Ferreira Marinho,Thaís Vinhas da Silva
20. Mídia e ansiedade: o impacto dos meios de comunicação na saúde mental do carioca
Laíz Martins, Juliana Oliveira
21. Estratificação horizontal no ensino superior brasileiro: formação e expectativas profissionais entre estudantes da área de educação
Manuela Grill Rodrigues
22. Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro: como chegamos até aqui?
Clara Gomide Saraiva
23. O corpo em quatro cenas: o trabalho corporal do projeto “Fazendo Gênero” sob o olhar de um Licenciando em Dança
Maicon Lima da Silva
24. A instituição UFRJ como sobrenome discente: considerações sobre o atendimento psicológico a alunos da UFRJ
Simone Aparecida de Castro, Julie Anna Smith, Leonardo Aparecido Silva
25. Psicologia e criminalização da pobreza nas escolas: o grupo como dispositivo de análise do cotidiano escolar
Patrick Silva Botelho
26. Narrativas docentes no curso de extensão “ler e escrever: articulando saberes, construindo práticas”
Melissa Ruas, Gabriel Murillo Rocha da Cruz, Nathália Noura, Brenda Franklim Lima, Adriane Soares dos Santos
28. A perda do encanto pela leitura literária na transição do Ensino FundamentalI para o Ensino Fundamental II
Bárbara Lemos Nascimento Laranja
29. Ações pedagógicas nos espaços urbanos: a produção do grupo de extensão e pesquisa ITEC
André Luis da Rocha Perrett
30. A influência da escolaridade no desempenho das crianças de 1º a 5º anos no Mapa do Zoológico
Aline Barreto, Raquel Andrade
31. O desenvolvimento da cultura literária na Escola Básica
Bárbara Laranja, Camila Silva Pacheco, Carolina Rodrigues Barbosa, Daniele Ferreira, Jessica Candida Ferreira, Manuella Imamura de Abreu
32. Pesquisa de egressos de Ciências Sociais da UFRJ
Ana Carolina Salles, Daniela Santa Izabel, Flora Fernandes
33. Formas de resistência escrava e o terror serviles na Roma Republicana (II e I a.C.)
Fabiana Martins Nascimento
34. Formação Continuada para professores: desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão
Isabel Sousa Rodrigues
35. Biblioteca Itinerante: Que história de África você conhece?
André da Cruz Oliveira, Juliana Rodrigues de Oliveira
36. O sujeito leitor, o espaço das leituras subjetivas em ambiente escolar e o acolhimento do professor
Daniele Ferreira
37. Processos Fotográficos Artesanais: Antotipia e Cianotipia
Luiz Henrique Duarte Barbosa Junior
38. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova pelas páginas de um Manual de História da Educação
Raiza Maia Calheiros
39. Desenvolvimento da compreensão textual através de AEE para crianças surdas implantadas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Caroline Souza da Silva, Juliana Sanfilippo Cascardo, Rachel Brum
40. Escolhendo o futuro: experiências com estudantes concluintes dos Ensino Fundamental e Médio a partir da análise do vocacional
Anna Becker, Anna Carolina Cardoso de Abreu, Erick Silva Vieira, Patrick Silva Botelho
41. A comunicação popular como estratégia política no debate da soberania alimentar
Maiara Batista da Silva, Mariana Suzano da Fonseca Amorim
42. Ser e Linguagem: a resposta aristotélica às teses sofísticas
Annelyze de Araújo Reis
43. Memória e representatividade da mulher brasileira
Eduarda Carvalho de Castro Alves
44. O mundo virado na praça - câmara escura e formação da imagem fotográfica
Myllena Araujo Gomes
45. Confecção de livros de receitas: possibilidade de ação interdisciplinar e partilha de diferentes conhecimentos
Ana Carolina Garcia , Ana Claudia de Araujo , Angélica Mattozinho, Bianca Cardoso Magalhães, Carla Beatris Barreto dos Reis , Matheus Collares de Santana Pinto , Mídian Lena Pereira Pressat, Ronnyelle Freitas Ferreira
46. A importância dos cursos de extensão para a qualificação do trabalho docente
Julia Pereira Motta
47. A Guerra Civil de 49-45 a.C.: análise da vitória de um líder adorado
Amanda Prima Borges
48. O estoicismo de Sêneca e o cristianismo de Paulo: a face romana do cristianismo paulino
Ian Ferreira Bonze
50. Formação Continuada de Professores: documentos e questões do cotidiano
Ana Carolina Santana Guedes Rocha, João Paulo Gomes Ricotta, Luisa Ainá Santana Lessa, Victor Gabriel Alcantara da Silva
51. Intervenções em terapias cognitivo-comportamentais para o tratamento da procrastinação: uma revisão sistemática
Gabriel Talask
52. Transtornos depressivos: como a mídia se apropria e divulga o sofrer psíquico
Carina Dana Christof , Luísa Resende, Luíza Coelho Mastrangelo, Maria Clara Garioli Corrêa, Rafael Guimarães Vasconcellos
53. Pedagogia: Por quê? Perfil dos estudantes e suas diferentes razões para o ingresso no Curso de Pedagogia da UFRJ
Letícia Oliveira Souza
54. Atravessando a rua da crise – outros apontamentos
Homero Ferreira Kaneko
55. Uma análise das perspectivas das estudantes do Curso Normal sobre o Ingresso no Ensino Superior
Letícia Oliveira Souza, Tânia Mattos
56. O PIBID Português/Literaturas da UFRJ na formação do professor para o trato da Literatura
Joaquim Silva Neto
57. O Despertar da Primavera e como a sociedade trata os jovens e seus anseios
Isadora Carvalho Giesta e Azevedo, Karla Nogueira, Reinaldo Machado da Silva
58. Pesquisar é compor: o fazer pesquisa na perspectiva da Teoria Ator Rede
Maisa de Carvalho
59. Estratégias de leitura: o trabalho com o gênero policial no último ano do ensino fundamental
Daniella Cristine da Silva Alvim, Fátima Louise Silva Rangel, Janaína Smith Dias Herculano, Rafael Batista, Karine Oliveira da Rocha, Thiago Lucius Alvarez Amaral, Vanessa Soares Matos
60. Trauma e Vivência de Indiferença: a questão do não pertencimento
Antonia Carmem Costa de Sousa
62. A Desmistificação dos Argumentos da Contrarreforma da Previdência Social Brasileira
Bárbara Kellen da Silva Martins, Camila de Lima Gil Vieira, Jéssica Narciso Mendes
63. A atualidade da questão agrária no Rio de Janeiro: a experiência de assessoria ao Movimento dos Pequenos Agricultores
Maria Angélica Paixão Frazão, Flávia Vargas Amarante Arantes
64. A Caridade em Locke e Leibniz
Fernando Rangel Lennertz
65. A formação da identidade cultural através das histórias de vida dos educandos
Thiago de Oliveira Alochio, Isabel Cristina Neves Pereira Coelho, Flávia de Andrade Nunes, Ana Claudia de Araujo, Carla Beatris Barreto dos Reis
66. Fazer o bem, que mal tem? Um escrito sobre a clínica psicanalítica
Juliana Landeira do Vale
67. O racismo e as escolhas: a análise do vocacional como dispositivo para pensar as escolhas das juventudes negras
Camila Moreira e Crespo, Cássio Gomes Rodrigues dos Santos, Patrick Silva Botelho, Raquel dos Santos Guimarães
68. Segregação horizontal de gênero nos cursos de ensino superior
Elis Cerutti Colares
69. Pensando a graduação a partir dos dez por cento de Extensão Universitária
Camila Rodrigues Pereira, Iara Eloane Bezerra Guerreiro, Sthefani Coutinho Assis dos Santos
70. Escritas Latrinárias: entre protesto e opressão
Henry Fragel Madeira Peres
72. A potencialidade dos pequenos grupos na Educação Infantil: interações e brincadeiras numa oficina de massa de modelar
Cláudia de Santana Machado, Rita de Cassia Lucas de Ávila Pereira
73. Conhecendo a Família Pontuação: Ferramenta lúdica para a produção textual de crianças com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita
Stéfani Abbate, Joyce Diniz, Deborah Ambre, Maria Clara Holanda, Clarissa Proença Gonçalves
74. O poder discriminante dos critérios de pontuação da ROCF-B - Cópia para crianças do 1o. ano do ensino fundamental
Aline Barreto Candia, Ana Carolina Duarte Costa, Ana Paula Vidal Santos
Daniela de Almeida Souza Cruz, Renata Gomes Linhares,StellaKefferRoxo,Tatiana Branco de Oliveira
75. O Desenho do Par Educativo como meio de expressão dos afetos envolvidos no aprender
Ana Carolina Duarte Costa, Ana Paula Vidal Santos, Daniela de Almeida Souza Cruz,Renata Gomes Linhares, Stéfani Parraga Abbate, Stella Keffer, Tatiana Branco de Oliveira
76. Dependência e perda nos estados limites
Alice Daudt de Lima Brandão, Luciana Mestre, Bruno Volpe Nunes
77. A Polícia Militar do Rio de Janeiro, o Estado Anômico e seus impactos nos processos de subjetivação de adolescentes em situação de sociovulnerabilidade
Hugo Gomes de Lima
78. Desafios da pesquisa com professores de crianças de 0 a 3 anos: Entre a docência e a gestão
Ana Caroline Ferraz Borreti
79. Diários de Leitura como escritas de si: experiências em turmas do 1º ano do Ensino Médio
Juliana Pereira de Sá
80. Devolutiva etnográfica como produção de mundo e subjetividades: a agência do relato na performação do campo estudado
Rafael de Souza Lima, Laura Silva Campos Lessa ,David Lima Brito, Paulo Henrique Mendes da Cunha, Pedro Luis Sydenstricker, Thaissa Rosa Alves Almada, Karina da Silva Vieira, Isabella Gomes Freire
81. Práticas de pesquisa e clínica: a entrada em campo do estagiário pesquisador
Rafael de Souza Lima, David Lima Brito, Laura Silva Campos Lessa, Paulo Henrique Mendes da Cunha, Thaissa Rosa Alves Almada, Pedro Luis Sydenstricker, Karina da Silva Vieira, Isabella Gomes Freire
82. “Uso de dados educacionais: percepções e ações de gestoras no Rio de Janeiro”.
Thaynara Nascimento Costa
83. Formação de professores- entre práticas e propostas pedagógicas/ Educação infantil-práticas em debate
Raianne da Silva Alves Bernardo ,Thaianne Barbosa Moreira
84. A Coleção Didática do Projeto Fundão Biologia - UFRJ
Lisa Gleyce Tavares de Pontes Pacheco, Carolina de Almeida Martins
85. Estratégias de leitura: o trabalho com o gênero policial no último ano do ensino fundamental
Daniella Cristine da Silva Alvim, Fátima Louise Silva Rangel, Janaína Smith Dias Herculano, Rafael Batista da Silva, Karine Oliveira da Rocha, Thiago Lucius Alvarez Amaral, Vanessa Soares Matos
87. A relevância do conceito de inconsciente: Fundamentação de Freud e contribuições de Lacan
Melissa Lifschitz Goichman
88. Diálogos entre a Universidade e a Escola Básica: dinamizando currículos e formação de professores a partir de feiras de Ciências
Paula Lemos Cunha, Valquíria Moura Leoncio de Albuquerque, Carolina de Almeida Martins, Lisa Gleyce Tavares de Pontes Pacheco, Jackeline Quirino
89. Memória Audiovisual do CAp UFRJ
Gabriela Peregrino Levy
90. Considerações sobre a construção da santidade coimbrã no século XII: uma análise da Vita Sancti Theotonii
Jonathas Ribeiro dos Santos Campos de Oliveira
91. Drone e Orientalismo: dominação e compreensão moderna sobre o Oriente
Eduardo Artur dos Santos Ramos de Freitas
92. Narrativas de Si nas aulas de História: Desafios de Pesquisa
Pâmela Dias Mendes Viana Ferreira
93. Oficinas Pedagógicas em EJA:um espaço em que a educação crítica se constrói através da troca mútua dos saberes cotidianos
Ana Claudia de Araujo, Carla Beatris Barreto dos Reis, Renata Corrêa Soares
94. Exploração científica, imperialismo e literatura de viagem: os africanos no segundo relato de Capelo e Ivens (1886)
Fernando Henrique de Almeida Lima
95. A noção de substância na ontologia de Descartes
Ulysses Ferraz de Camargo Filho
96. Extensão universitária: espaço de atuação, reflexão e formação docente
Evelyn Costa, Jacqueline Cardoso Ferreira
97. Os desafios do ingresso do estudante de origem popular na universidade pública: caso de um pré-vestibular comunitário
Ricardo Ribeiro
98. Redes de Rádio WhatsApp: projeto-piloto construindo instrumentalidades e táticas em prol dos direitos do trabalhador rural
Carlos Eduardo B. Pinto, Matheus J. C. Goveia
99. “Extermínio de crianças”: a violação dos direitos indígenas nos editoriais do Jornal do Brasil (1968)
Rayane Barreto de Araújo
100. Trajetórias estudantis na rede estadual do Rio de Janeiro: continuidades, descontinuidades e desafios.
Marlies da Costa Bengio
101. A importância do registro para a Educação Infantil: experiências no Pibid Pedagogia
Ingrid Helena Euzébio, Milena França da Silva Peclat
102. Saúde na doença de Parkinson: Cuidando de familiares e cuidadores
Caroline Santos de Lima, Patrícia Morales Monteagudo, Diego Gomes da Costa, Ana Carolina de Souza
103. Trabalho Docente de Professores “Iniciantes” da Rede Municipal de Ensino do RJ e seus Desafios diante de alguns ecos das Políticas Públicas Vigentes
Adriana de Oliveira Milagres
104. O papel das autoescolas na formação do motorista e a sua moralidade
Gustavo de Queiroz Mesquita Farias
105. Trajetórias escolares no município do Rio de Janeiro: estratégias familiares de escolarização
William Corrêa de Melo
106. O uso resistente da língua nativa: o guaraní dos paraguaios
Clara Miranda Moreira da Fonseca
107. Oficina de Robótica: Uma Proposta de Laboratório Investigativo para o Ensino de Física
Lucas Soncim de Araujo, Laura Tissi Tracierra Rezende
108. Os homens encaminhados para os grupos reflexivos do I JVDFM: masculinidade, escolaridade e a violência doméstica
Eduardo Francisco Corrêa Lancelotti, Natália Marques Marinho Castro
109. Experimentação didática no Projeto Fundão Biologia - UFRJ
Carolina de Almeida Martins,Lisa Gleyce Tavares de Pontes Pacheco, Jackeline Quirino, Paula Lemos Cunha,Valquíria Moura Leoncio de Albuquerque
110. Ação Psicológica na Guerra Colonial Portuguesa
Bruna Silveira Bonfeld de Oliveira
111. Projeto de Extensão PreparaNem: da experiência de educação com alunes1 LGBTQI ao Curso Preparatório Popular
Adriana de Andrade Cavalcante, Camila Miranda Jesus Tenreiro, Douglas da Rocha Coffone, Laís Katarine dos Santos de Oliveira
112. Vida e Imagem na Península Itálica Ducentista: o caso de Clara de Assis
Gabriel Braz de Oliveira
113. Aprender brincando: uma experiência colaborativa
Caroline Mendes da Silva , Clara Santos Garcia, Lucía Rodríguez González
114. As transformações na Previdência Social do Estado do Pará: Impactos sobre a classe trabalhadora
Diego Correia de Souza
116. A imagem nas primeiras séries do ensino fundamental
Ana Carolina Fontes da Silva, Rafaela Pereira da Silva
117. O difícil convívio entre a mineração e as populações do entorno: a disputa pelo uso da ferrovia na serra das Araras
Tetsuo Shiino Oliveira
118. “Paternidade verdadeira” – delineamentos jurídicos da filiação socioafetiva e biológica
Ana Paula Agra, Raiana Cassia Fulan Gomes
119. Entre a majestade e o caos - Santa Cruz, 450!
Alice Freitas do Nascimento, Amanda de Oliveira Mariano da Silva, Erica Menezes de Souza
Gabrielle Teles Rodrigues, Stefanie Alves de Araújo, Tainá Silva de Oliveira
120. Lourenço Filho e o diálogo entre psicologia e educação para um novo projeto nacional de sociedade
Diego Gomes da Costa, Laylan Batista Lopes da Silva
121. Trajetórias Estudantis e motivações para o Ensino Médio
Nathálya Souza
122. A crise política na voz do público: a narrativa da delação através do Twitter pelas hashtags #foratemer e #ficatemer
Bruna Vilar, Mariana Barbalho
123. Os conflitos na Síria através da cobertura do portal OGlobo.com
Renan Vasconcellos
124. Experiência prática da Lei 10.639/03: a abordagem da África na oficina do PIBID
Estevão Correia Musa, Juliana Nascimento da Silva, Matheus Rodrigues da Silva
125. Criminologia e cinema: analisando o homem do ressentimento em nós
Anna Becker, Diego Pessanha Silveira, Elisa Martins Silva, Lucas Gabriel de Matos Santos
126. EU, ESCRITOR... a arte de ler, pensar, refletir, saborear, produzir...
Mariana de Avellar G. T. Monteiro, Mônica AraujoTrugano, Thamires Cristina da Matta Pereira
127. Movimento cultural em rede: um estudo sobre o cotidiano modernista
Francisco W. Kerche
128. O direito à educação: rompendo estigmas e trabalhando a autoestima dos sujeitos da EJA
Evelyn Costa, Jacqueline Cardoso Ferreira
129. Questões da docência na Educação Infantil: uma análise das atas dos encontros do PIBID/Pedagogia
Adriane Soares dos Santos, Andrezza Cardoso de Freitas, Daniela Honorio de Sousa, Jaqueline Angela Lima de Andrade, Regina Gonçalves Soares
130. Processo criativo em cianotipia: memória em movimento
Rômulo Andrade de Oliveira
131. Do pré-fotográfico à fotografia: multiplicando saberes
Fernando Rodrigues
132. Desigualdade e Repetência no Ensino Fundamental. Uma Análise das Principais Regiões Metropolitanas do Brasil
Caio Vítor Meirelles
133. Relações entre competências cognitivas e socioemocionais em escolares com baixo desempenho acadêmico e queixa de dificuldade de aprendizagem
Isabella Gonçalves Abdon Castanho de Lima, Murilo Ramos Mariano, Tatiane Veríssimo da Silveira Meirelles, Erika Regina Barbosa Guimarães, Beatriz Araujo Sardenberg
134. O destino profissional do egresso de Ciências Sociais e sua relação com origem social
Alice Machado Pereira, Caroline Serôdio Alves de Figueiredo, Vivian de Almeida Santos
135. Programas Sociais no Rio de Janeiro: entre o controle e a proteção
Isabella Gonçalves de Carvalho, Georgia Jantorno do N. Silva
136. O México Revolucionário no Cinema: Uma análise dos filmes Viva Zapata (1952) e Emiliano Zapata (1970)
Rayane de Castro Guedes
137. Atuação do grupo de pesquisa e extensão ConPas na Escola Municipal Leitão da Cunha
Isadora de Araújo Azevedo,Dandara Ribeiro Pinto, Leila de Moraes Macedo de Travassos, Odara Dias Philomena
138. Uso de aplicativo para o enfrentamento à violência sexual contra a mulher
Isabella Gonçalves Abdon Castanho de Lima, Mariana da Costa Barros, Eduardo Francisco Correa Lancelotti, Rodrigo Belcastro Pereira, Anna Paula da Silva Ferreira, Amanda Vilela Tiago
139. Os inícios de Florestan Fernandes na Imprensa Paulista
Luiz Felipe Liebermann Merino, Anthony Rodrigo da Silva Rodrigues
140. A cobertura midiática no Afeganistão: Estudo de caso da BBC
Renata Moreira Bruno dos Santos
141. As representações femininas nas propagandas da revista Eu Sei Tudo
Camila Ferreira Figueiredo
142. Critérios de relevância e conhecimento de senso comum: a herança heideggeriana de Dreyfus.
Arthur B. da Costa, Robson R. de O. Furtado Jr.
143. Previdência Social no estado de Minais Gerais: entre o desmonte e a privatização
Larissa Medeiros Ribeiro
144. A UNESCO como agente ideológico e suas formulações para a educação
Maria Carolina Pires de Andrade, Rodrigo Cerqueira N. Borba, Alessandra Gonçalves
145. A transição chilena vista pela esquerda: intelectuais e disputas bibliográficas
Lays Corrêa da Silva
146. A experiência formativa dos estudantes do curso de Pedagogia no “Curso de extensão ler e escrever: elaborando saberes, construindo práticas”
Melissa Ruas, Gabriel Murillo Rocha da Cruz, Nathália Noura, Adriane Soares dos Santos,Brenda Franklim Lima
147. A concepção de intelecto segundo Descartes e sua rejeição à tradição tomista
CínthiaTornelli de Oliveira Barbosa
148. Reconhecimento e subjetivação: um diálogo entre Axel Honneth e Donald W. Winnicott
Cíntia Corrêa de Carvalho, Suellen Faria Leite
149. (DES) Caminhos de Santa Cruz
Alice Faria de Araújo, Cristiane Santos Marcelino da Silva, Jonas Caetano Linhares, Luciana Simões da Silva, Maria Alice Arrais Pereira,Thais Souza da Costa