Edição especial - Jornada de Iniciação Científica 2016

O lançamento dessa edição especial da Revista do CFCH publicando os trabalhos selecionados na 7ª Semana de Integração Acadêmica (7ª SIAC) sinaliza a importância da produção discente no âmbito das pesquisas desenvolvidas pelas unidades acadêmicas e órgãos suplementares no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no ano de 2016.

A comunicação de trabalhos, seja na modalidade pôster ou oral, na 7ª SIAC pelos alunos de graduação sintetiza um momento valoroso da formação profissional oportunizado pela participação em pesquisa, sob orientação de docentes e alunos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Essa experiência rica de aprendizado, para muitos alunos, além de um momento de troca de experiências, é a primeira oportunidade de demonstrar capacidade de elaboração de texto, dando visibilidade à produção vinculada aos estudos durante o ensino de graduação articulado à atividade de pesquisa.

Para tal, merece destaque o necessário e fundamental apoio à política de Iniciação Científica na universidade pública por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), através da concessão de bolsas que permitam o enraizamento dos alunos de graduação a projetos acadêmicos, garantindo uma inserção integral à vida acadêmica.

Nesse sentido, a qualidade dos trabalhos indica a maturidade na inserção dos alunos na interação com grupos de pesquisas consolidados nas diferentes unidades do CFCH.

A despeito das condições muitas vezes adversas pelas quais vem passando a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o esforço, a capacidade de mobilização e o compromisso dos docentes, técnicos-administrativos e discentes com uma formação de qualidade, vêm permitindo a realização tanto da 7ª SIAC quanto dessa publicação.

A Decania do CFCH e a Coordenação da 7ª SIAC no Centro realizaram a Jornada num desenho que dinamizou e potencializou o debate dos estudantes sobre seus trabalho: a organização de 82 sessões em uma única fase distribuída nos três turnos da Semana de Integração Acadêmica. Para os indicados como melhor trabalho de cada sessão, abre-se a possibilidade da publicação do resumo expandido a partir dos procedimentos adotados nas revistas acadêmicas. A 7ª SIAC foi precedida de debates no âmbito da coordenação ampliada, com representantes de todas as unidades e órgãos suplementares e o Conselho de Coordenação de Cento, levando em consideração também o número de trabalhos inscritos.

Mais que um prêmio para os trabalhos que se destacaram, essa iniciativa de publicação dos resumos apresentados na 7ª SIAC, busca exercitar uma outra atividade na construção de conhecimento, fortalecendo as especificidades da pesquisa no nível de graduação na área das Ciências Humanas e Sociais.

Profª Lilia Guimarães Pougy
Decana 

Profª Ludmila Fontenele Cavalcanti
Superintendente Acadêmica 

Decania do Centro de Filosofia e Ciência Humanas


 

EDITORIAL

Os trabalhos apresentados nesta edição da Revista do CFCH foram selecionados na 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ; evento que articulou a XXXVIII JICTAC­ (Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural),­ o 13º Congresso de Extensão e a VIII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ- Macaé.

Realizada em outubro de 2016, a 7ª SIAC se caracterizou por uma série de inovações, tanto de ordem organizativa quanto nas formas de participação. Uma nova plataforma digital foi criada e, além das tradicionais sessões de pesquisa e de extensão de cada centro, os participantes desta edição da Semana de Integração Acadêmica puderam escolher inserir seus trabalhos em duas novas modalidades: sessões de pesquisa intercentro – constituídas por pesquisas de diversos centros – e sessões de pesquisa/extensão – formadas por trabalhos cujo foco estivesse na articulação entre estes dois elementos. No âmbito do CFCH, foram realizadas 85 sessões, onde se apresentaram 450 trabalhos.

As sessões e seus debates abordaram temáticas diversas, refletindo a variedade e a riqueza das questões abordadas nas unidades do CFCH. Tivemos sessões que debateram assuntos relacionados à educação, ensino e práticas pedagógicas; outras trataram de relações de gênero e questões culturais e identitárias. Houve também as que abordaram trabalho, mercado, movimentos sociais, mobilidade e refúgio, direitos humanos, prisões, questões urbanas e política internacional, assim como arte, estéticas contemporâneas, cognição e cognitivismo, representações e imagens, metafísica e religião.

Cada sessão contou com um coordenador e um avaliador, os quais conduziram o andamento da mesma, organizaram o debate e avaliaram os trabalhos apresentados em cada uma delas. Os trabalhos a seguir são aqueles que foram indicados pelos coordenadores e avaliadores das sessões de pesquisa unicentro do CFCH. Seguindo a decisão assumida desde 2013 no CFCH, de enfatizar a possibilidade de divulgação das pesquisas para além da academia, os resultados aqui publicados se tornam acessíveis a todos os interessados; eles são fruto do debate e da troca experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos, e constituem os primeiros trabalhos das novas gerações de pesquisadores da UFRJ.

Boa leitura!

Fernando Rabossi e Patrícia Silveira de Farias

Coordenadores do CFCH – 7ª SIAC 2015 


 

Liberdade humana em Kant

Alexandre Nasajon

 

Representações e Usos do Espaço Público: uma análise das narrativas de jovens moradores de uma favela do Rio de Janeiro

Aline Maia Diniz

 

Contribuições do desenho para a pesquisa antropológica em territórios da periferia urbana

Amanda Nascimento de Carvalho Reis

 

Entre a Responsabilidade e a Naturalização dos papéis de gênero: um recorte dos discursos dos homens participantes dos Grupos Reflexivos do I JVDFM

Amanda Vilela Tiago, Eduardo Francisco Corrêa Lancelotti, Lívia Rangel de Christo Nunes, Rodrigo Belcastro Pereira, Brenda Fischer Sarcinelli Pacheco, Cecília Teixeira Soares

 

O Brasil como estratégia ascensional: interesses e trajetórias de estudantes da África Lusófona na universidade brasileira

Andressa M. Gomes de Oliveira Duarte, Camila Tavares Rodrigues

 

O site “Ludi Gladiatorii”: uma proposta de ação educativa para o Ensino de História Antiga na Educação Básica

Beatriz Moreira da Costa

 

A releitura do Peronismo feita por Menem

Bernardo Borges Baião Guimarães Fernandes

 

O conceito de Orpha e os efeitos do trauma sobre o aparelho psíquico em Ferenczi

Bianca Gerk, Paula Ferrarese Barbosa

 

As Práticas Socializadoras das Camadas Populares: família e educação Infantil

Blenda Luize Chor Rodrigues

 

Processo de direção de cena e movimento - Projeto EncenAÇÃO 2016 CAp UFRJ

Bruno Damião, Daniella Fiaux

 

Levantamento Ambiental em Produção Teatral

Calvin Fernandes Clara Barbosa, Ana Carolina Pereira Mandolini, Diego Assis

Pinto, Larissa Guimarães e Silva

 

Necessidade, trabalho e moralidade: a representação de mulheres nas páginas da revista Careta

Camila Ferreira Figueiredo

 

Proposições Parlamentares Sobre Licenças Maternidade e Paternidade no Brasil (2000-2015)

Carina de Araújo, Jéssicka Silveira

 

A adoção do modelo gerencial na gestão educacional: uma percepção de gestores escolares da rede pública do município do Rio de Janeiro

Carlos Eduardo Borges da Cruz Siqueira

 

Disputas de Sentido nos Tweets do Impeachment

Carlos Eduardo Barros, Danilo Carvalho

 

Nativos e Outsiders: o cosmopolitismo na virada do século XIX para o XX

Carolina Mann de Oliveira

 

A comunicação nos tempos da Internet: variáveis comunicacionais presentes no site do Booking

Clara Almeida

 

Um ensaio etnográfico entre os Ojibwa Setentrionais

Clara Fortes Brandão

 

Vicissitudes do trauma: psicanálise e escrita

Clara Martins Fontes

 

Preguiça como crítica cultural em Mário de Andrade e Monteiro Lobato

Clara Miranda Moreira da Fonseca, Francisco Kerche Nunes

 

O Programa de Tutoria para Professores Iniciantes da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Daianne Bastos Xavier, Adriana de Oliveira Milagres

 

Contra o esperado: Por que a política antissegregacionista da “Loteria” de vagas do Rio de Janeiro não produz efeitos?

Daniel Lopes de Castro

 

Efeitos dos resultados educacionais no ensino superior brasileiro

Diego Nunes da Rocha

 

Conselho Nacional do Petróleo: a Segunda Guerra e o combustível

Douglas de Jesus Gonçalves, Odara Dias Philomena, Pérola da S. Quirino Ribeiro

 

A dupla natureza do escravo: o tratamento destinado ao escravo nas uillae durante o período republicano (II-I a.C.)

Fabiana Martins Nascimento

 

A mudança da prática testamentária no Rio de Janeiro setecentista - de Dom José I a Dona Maria I

Fernanda Fontes de Azevedo

 

Contribuições de um programa de iniciação à docência na atuação de dois professores da educação básica

Fernanda Lahtermaher Oliveira

 

Fotografia e guerra: a produção fotográfica de Augusto Flávio de Barros na Guerra de Canudos

Gabriel Pereira de Carvalho

 

Foucault: estética da existência como resistência ao poder

Gabriel Vilarinho João do Prado

 

Gravidez pós-cirurgia bariátrica: perfil psicossocial e assistência multiprofissional

Gabriela Freitag Távora, Mayara Vargas de Lima, Thamyres Duque Estrada Cuntin,

Betina Carnevale Nessimian, Laila Pires Ferreira Akerman, Lívia Bartha de Mattos Almeida

 

Escolas ou prisões: as semelhanças destas instituições e sua inserção na sociedade

Giuliana Volfzon Mordente

 

Tecendo lutas e experiências: o “fazer-se” classe dos trabalhadores da Fábrica de Tecidos Confiança Industrial (Rio de Janeiro, 1901-1910)

Henrique de Bem Lignani

 

Representação e Tragicidade

Ian Calvet Marynower

 

Corpo e imagem

Iara Machado Frota Pinheiro

 

Psicanálise e pedagogia: reflexões sobre a teoria psicanalítica e suas possíveis contribuições à prática pedagógica

Iris Ramos Lacava Ferraz

 

Condomínios populares e impactos sobre as relações de trabalho de seus moradores

Agatha Tayllinn Camilo Fortes, Jéssica da Silva Santos

 

Medidas de avaliação de organização perceptual em crianças surdas dos três anos iniciais do ensino fundamental

Aline Barreto, Deborah Ambre, Joyce Diniz, Raquel Andrade, Raphaela Machado, Stéfani Abbate

 

Moral em movimento: um estudo de conflitos entre a lei de trânsito e lei do trânsito no Rio de Janeiro

Julia Villela Canario Arruda

 

A atuação do professor de Educação Física em equipes multidisciplinares de saúde: o caso dos CAPSad

Juliana Dias de Lima

 

O desejo e a Norma: uma contribuição psicanalítica ao debate de gênero

Laura Mumic Lisboa Silveira

 

Acervos de História Oral: questões teórico-metodológicas e desafios técnicos

Ana Caroline Alencar, Barbara Fuentes, Gabriela Machado, Lays Corrêa

 

Memória, Verdade e Justiça em perspectiva de gênero: a violência sexual na ditadura civil-militar brasileira

Ana Carolina Lacerda , Letícia do Valle, Lívia de Azevedo, Polyana Rodrigues

 

Compreendendo o Currículo de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Lívia da Silva Queiroz

 

Perspectiva de gênero nas prisões: uma análise da maternidade no contexto prisional

Lívia Rangel de C. Nunes

 

Cáucaso do Sul na estratégia de segurança energética da União Europeia

Luana Marques Araujo

 

Uma leitura da relação da entrada do Bispo Dom Frei Antônio do Desterro no Bispado do Rio de Janeiro (1747)

Lucas Domingues Torres do Nascimento

 

A crise hídrica nos Estados Unidos no contexto de reconfiguração do poder global: implicações para a América Latina

Lucas Ferreira Bomfim Sousa , Thayane Queiroz S. de Jesus

 

A representação do saxão e a barbárie: considerações sobre o relato de Nennius e Gildas em comparação com o filme King Arthur e a série Vikings

Luciana Araújo De Souza

 

O inconsciente freudiano: a radicalidade de uma práxis

Luisa Sader

 

A “POPTIZAÇÃO” do Funk: mercantilização, hegemonia e resistência na cultura popular

Marcos Vinícius Marinho Silva da Costa

 

O Âmbito da Liberdade: o Conceito Racional de Direito na Filosofia de Immanuel Kant

Maria Estela de Azevedo Guedes

 

Rose Marie Muraro e os feminismos no Brasil

Mariana Brasil de Mattos

 

Corpo e Alma em Descartes: distinção, união, interação

Marina Almeida Monteiro

 

Relações financeiras na Roma tardo republicana: um estudo da relação entre credores e devedores nas Cartas de Cícero a Ático

Mayan Rodrigues Melo Braga

 

Estudo do Corpo em Cena com não atores - uma experiência com alunos do ensino médio do CAp/UFRJ

Mayara Tenório Gomes

 

Assistência estudantil: a saúde mental como condição de permanência na universidade

Micael Jayme Casarin Castagna, Natasha Iane Magalhães

 

Batismo e conversão: uma análise comparativa de De Trina Mersione e De Correctione Rusticorum

Nathália Serenado da Silva

 

Rio de Janeiro: Narrativas e sentidos de uma cidade construídos nas aulas de História

Luciana de Rezendes Ferreira da Silva,Pâmela Dias Medes Viana Ferreira, Thays Merolla Piubel

 

Práticas educacionais na creche: a afetividade como eixo

Rachel Martins Arenari Razuk

 

Práticas de pesquisa e clínica: a múltipla produção de subjetividades em uma Divisão de Psicologia Aplicada

Rafael de Souza Lima, Laura Silva Campos Lessa, David Lima Brito, Paulo Henrique Mendes da Cunha

 

Os Manuais de História da Educação e suas Lições: entre tradições, padrões narrativos e edições revistas e ampliadas

Raiza Maia Calheiros

 

Refugiados sírios entre Direitos Humanos e a política internacional: dilemas na “fronteira” turca

Priscila de Oliveira Lima Braga, Raquel Damasceno França, Thayane Queiroz S. de Jesus

 

As Políticas Públicas de Saúde para o Servidor Público, a Perícia e a Atuação de Psicólogos: reflexões

Rayana Tavares de Oliveira Bueno

 

A crise do SPI nas narrativas do Jornal do Brasil (1965-1968): reflexões preliminares sobre violação dos direitos indígenas durante o Regime Militar

Rayane Barreto de Araújo

 

Gênero, sexualidade, corpo e currículo de ciências: um mapa preliminar das revistas em ensino de ciências

Rebeca Patrícia Mendonça Machado, Paula Cunha de Lemos

 

Modos de conhecer: distinção entre a priori e a posteriori

Renata Martins Prado Matos Augusto

 

O sujeito em terceiro plano: análise do trabalho de funcionários e funcionárias com vínculo contratual terceirizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sergio Dias Guimarães Junior

 

Ingestão de bebidas alcoólicas por gestantes: consequências no desenvolvimento do bebê

Tatiane Veríssimo da Silveira Meirelles

 

As tensões entre Liberdade e Segurança na Era do Terror: uma análise dos discursos dos Estados Unidos e França pós ataques terroristas

Thais Vivacqua Souza

 

Valorizar a diversidade para transformar a realidade: análise da pluralidade cultural em livros didáticos do Ensino Fundamental II (PNLD 2014-2016)

Thays Merolla Piubel

 

Educação Medicalizante: uma análise sobre o processo de medicalização na escola.
Vanessa Cristina Alves Lima

 

Na corda bamba da cidadania: trajetórias de vida no Rio de Janeiro

Victor Costa, Isadora Gran

 

Da sala de aula à performance: a potência emancipadora da arte

Vinícius Gusmão Martins

 

Quem tem diploma é rei: o discurso técnico e as tensões sociais em um Rio de Janeiro de enchentes (1937-1945)

Vítor Lemos de Santana

 

Trabalhadores que Estudam: desigualdade no Ensino Superior entre um perfil não tradicional de estudantes

Vítor Rodrigues Ferreira

 

A Gastronomia na valorização da comida de boteco

Rodrigo Gomes da Cruz, Filipe Augusto Ramos Rodrigues

 

Reflexões sobre a formação continuada docente: a autoria na prática

Roberta de Souza Botelho Oliveira